Vigilância atuou de forma preventiva durante a partida
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, realizou o monitoramento sanitário no jogo de futebol entre Vasco da Gama e Audax, na quinta-feira (08/02). A partida, válida pela sétima rodada do campeonato carioca, foi realizada na Arena da Amazônia, em Manaus.
A equipe do Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP realizou o monitoramento sanitário durante os atendimentos de saúde em ambulâncias, praça de alimentação e estruturas à população em funcionamento no estádio. A atuação da vigilância sanitária é um trabalho preventivo e fiscalizatório que monitora riscos sanitários.
Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP, enfatizou a atuação do departamento na partida. “Os grandes eventos de massa no estado são monitorados pela fundação. E o Devisa é um desses atores nesse processo de vigilância, monitorando riscos sanitários que esses eventos, com grande quantidade de pessoas, possa apresentar à saúde pública”, afirmou.
Segundo Jimmy Torquato, gerente de produtos do Devisa, as ações desenvolvidas no jogo implicam diretamente nos torcedores que foram ao estádio. “Tanto a parte de fiscalização quanto a de monitoramento tem como intuito evitar que agravos ou emergências de saúde aconteçam em eventos assim, garantido o bem-estar dos torcedores presentes”, comentou.
A Arena recebeu mais de 21 mil pessoas na partida. A equipe de fiscais sanitários da FVS-RCP foi composta por Jimmy Torquato, Renato Ramos e Marcelo Izel.
Fonte: FVS-RCP
Foto: Lucas Macedo