Em apenas um dia de intensificação da vacinação contra a Covid-19 em Itacoatiara (a 175 quilômetros de Manaus), 268 pessoas foram imunizadas nos postos montados pelo Estado no município nesta quinta-feira (03/02). O governador Wilson Lima acompanhou o início da ação de incentivo à vacinação na cidade, que foi realizada pelo Governo do Amazonas em parceria com ao Prefeitura local.
“Faço questão de visitar esses postos de vacinação, incentivar a população, fazer parcerias com as prefeituras, fazer mutirões. A prefeitura tem a responsabilidade de aplicar as doses e aquilo que depender do Estado, de estrutura, a gente se coloca à disposição como a gente tem feito aqui”, disse o governador, que acompanhou a ação ao lado da primeira-dama Taiana Lima, do prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, e de secretários de Estado.
“A ação de intensificação é realizada em parceria com os municípios, de acordo com a cobertura vacinal da região. Nós enviamos técnicos para auxiliar ainda nas unidades básicas de saúde e na UPA de Itacoatiara para reforçar os trabalhos”, disse o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad.
A ação de intensificação foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Foram montadas tendas na avenida Francisco Fiúza Lima -3361, bairro São Francisco, para receber a população de mais de 12 anos.
Foi disponibilizada a aplicação das 1ª e 2ª doses das vacinas Pfizer, Coronavac e Astrazeneca e doses de reforço. Objetivo é aumentar a cobertura vacinal em áreas estratégicas, alcançando principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade e que ainda não tomaram sequer a 1ª dose.
Reforço – A SES-AM dá prosseguimento à contratação de profissionais para atuarem na UPA de Itacoatiara, reforçando a assistência à saúde no município. A expectativa é contratar 87 profissionais temporariamente por 30 dias. Até agora, 32 já foram contratados nas especialidades de técnico em radiologia, técnico em patologia e técnico de enfermagem.
Fotos: Diego Peres/Secom