AMAZONAS SAÚDE

Governo do Amazonas, por meio da Cema, distribuiu mais de 8,6 milhões de insumos em 2021

Com a descentralização do Ceaf para municípios do interior, mais usuários foram contemplados

O Governo do Estado, por meio da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), entregou, em 2021, mais de 8,6 milhões de medicamentos e insumos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e o programa Saúde Domiciliar. A Cema integra a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e trabalha com cerca de 1.100 itens, entre insumos farmacológicos, hospitalares e de nutrição.

O coordenador da Cema, Erick Barbosa, ressaltou o trabalho realizado para manutenção do estoque e do abastecimento das unidades de saúde da capital e do interior do estado.

“A Cema vem desenvolvendo estratégias para estruturar um processo de construção de planejamento que visa fortalecer e desenvolver a assistência farmacêutica com um serviço de qualidade ao cidadão”, destacou o coordenador.

A Cema realiza a distribuição de mais de 208 medicamentos de alto custo por meio do Ceaf, custeada pelo Estado e pelo Governo Federal, que teve um aumento de 34,9% no número de usuários ativos, quando comparado com 2020, atualmente atendendo mais de 22 mil pessoas. O Ceaf realizou mais de 5,7 milhões de dispensações em 2021.

Neste ano, o serviço ofertado pelo Ceaf foi descentralizado para o interior do estado, com a implantação nos municípios de Iranduba e Parintins (a 27 e 369 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Na atual gestão, o setor foi implementado em mais unidades do estado, além da Cema, nas Fundações Hospital Alfredo da Matta e Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas; Policlínicas Codajás e Gilberto Mestrinho, Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana e Paulo Lima, Instituto de Saúde da Criança do Amazonas (Icam), Hospital Infantil Dr. Fajardo e Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) da Zona Oeste, além do município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus).

O programa Saúde Domiciliar atendeu cerca de 4.050 pacientes neste ano, com a liberação de mais de 2,8 milhões de itens até o mês de novembro. Por meio do programa, são entregues fraldas, nutrição enteral, fórmulas infantis, cateteres, colchões antiescaras, suplementos e insumos como curativos, sondas, gazes, seringas, luvas e frascos aos usuários do SUS.

via secom gov AM

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus atualiza cenário de arboviroses na capital com novo informe epidemiológico

Jamil Maciel

Automação inteligente será tema principal em Simpósio apoiado pelo Governo do Amazonas

Jamil Maciel

Assembleia Legislativa do Amazonas aprova empréstimo do Governo e mais 15 Projetos de Lei

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights