MANAUS SAÚDE

Prefeitura de Manaus promove mostra científica com base em vivências práticas nas unidades de saúde

Com o objetivo de difundir o conhecimento e intercâmbio de experiências vivenciadas nas práticas de saúde da rede municipal, a Prefeitura de Manaus está realizando a IV Mostra de Pesquisa Científica. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Escola de Saúde Pública (Esap), é dirigido a pesquisadores, instituições de ensino, alunos de graduação e pós-graduação, servidores e trabalhadores da saúde envolvidos com a temática abordada.

A mostra está sendo realizada na modalidade virtual, pelo “Canal Telessaúde”, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no YouTube (www.youtube.com/telessaudeamazonas). Ao longo da programação, que será concluída nesta quinta-feira, 15/12, pesquisadores de instituições de ensino superior nacionais e internacionais, que atuam em vários níveis de estudos, da iniciação científica ao doutorado, irão apresentar os resultados de suas produções científicas realizadas em unidades de saúde do município.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, participou da abertura da programação e ressaltou que a mostra científica evidencia que o esforço para produzir pesquisa deve caminhar junto aos trabalhos de gestão, porque elevam a qualidade do serviço público de saúde.

“Eu fico muito feliz por essa articulação entre a pesquisa e a gestão, porque o trabalho científico resulta na melhoria dos nossos serviços. Parabenizo a todos que participam do evento pelo esforço. A política pública sai mais fortalecida com a produção de conhecimento científico”, assinalou.

Ao fazer um balanço do evento, a diretora da Esap, Karina Cerquinho, explica que esta já é a quarta edição da mostra científica, um evento que vem sendo realizado desde a criação da Esap, em 2018. Segundo ela, a atenção primária, gerenciada pela Semsa, é um cenário rico para pesquisas que compreendem a iniciação, mestrado, doutorado, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estudos envolvendo várias instituições.

“Este ano a ênfase das pesquisas foi dada à vigilância epidemiológica. São resultados importantes, para orientar os gestores e servidores. A mostra é evento fundamental para os pesquisadores fornecerem a devolutiva dos seus resultados, análises e das reflexões que realizaram na rede municipal de saúde. É uma contribuição para que a rede aprimore seus serviços”, reforçou.

Os 29 trabalhos que compõem a mostra estão distribuídos em nove temáticas sendo: Grupos Especiais, Saúde do Idoso, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Bucal, Assistência Farmacêutica, Atenção Psicossocial, Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Atenção Primária à Saúde e Saúde da Mulher, suscitando o diálogo entre a gestão, ensino, serviço e a comunidade.

Fonte: SEMSA

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Contribuintes já podem solicitar créditos das Notas Fiscais de Serviços para abatimento do IPTU 2024

Paulo Apurina

Informe epidemiológico da Prefeitura de Manaus apresenta dados atualizados de casos de arboviroses

Paulo Apurina

Candidato de Bolsonaro, Delegado Pablo critica falta de projetos dos vereadores de Manaus para combater violência

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights