AMAZONAS

Idam realiza cadastro de extrativistas interessados na subvenção do Governo Federal

Política de Garantia de Preço Mínimo é voltada para produtores familiares que atuam na coleta e comercialização de produtos não madeireiros

As Unidades Locais (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em todos os municípios, estão aptas a realizar o cadastro de extrativistas interessados na subvenção paga pela Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), do Governo Federal.

A iniciativa é destinada a extrativistas cujos produtos não madeireiros revendidos abaixo do valor mínimo. A ação visa, ainda, garantir que o produtor rural não acumule prejuízos, conforme explica o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.

“A subvenção garante que nossos extrativistas, que ajudam a conservar o meio ambiente, não tenham prejuízos com a venda de seus produtos abaixo da média do mercado. O Idam está de portas abertas, em todos os municípios, para realizar o cadastro, a fim que eles possam usufruir deste incentivo”, destacou.

Como funciona a subvenção

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acompanha o preço mínimo dos produtos praticado em cada município e efetua o pagamento da subvenção aos extrativistas que não conseguem vender por um valor acima do mínimo.

Os produtos contemplados pela PGPM-Bio são: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha, cacau, castanha, carnaúba, juçara, macaúba, mangaba, pequi, piaçava, pinhão e umbu.

Cadastro

O extrativista deve comparecer à Unidade Local do Idam no seu município com os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG); CPF; segunda via da nota fiscal; Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); e dados bancários.

Com os documentos entregues, o técnico fará o cadastro do solicitante no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican).

Fonte: Idam

Foto: Kevyn Souza

Postagens relacionadas

Vacina contra gripe está disponível para população geral em mais de 160 salas da prefeitura

Paulo Apurina

Prefeitura fortalece atendimento na atenção primária com entrega de unidade de saúde e laboratório revitalizados na zona Norte

Paulo Apurina

Pleno do TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Boca do Acre em mais de R$210 mil

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights