MANAUS SAÚDE

INDICADOR – Cobertura da Atenção Primária à Saúde em Manaus alcança marca de 80%, acima da média nacional

A cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) na capital amazonense alcançou a marca de 80,1%, no último mês de agosto, marcando um crescimento de quase 70% em pouco menos de três anos da atual gestão municipal, e superando a média nacional do indicador, que é de 78,22%. A Prefeitura de Manaus atribui o avanço às estratégias desenvolvidas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a exemplo do reforço do quadro de servidores da pasta, da reorganização de estratégias e fluxos de trabalho e da reforma e construção de unidades básicas.

O índice de cobertura da APS corresponde ao percentual da população coberta por equipes de Saúde da Família (eSF) e da atenção primária tradicional (eAP). Segundo os dados do e-Gestor Atenção Básica (AB), plataforma que reúne sistemas de informação do Ministério da Saúde, o indicador em Manaus atingiu 80,16% em agosto passado, percentual 69,68% maior que o registrado em janeiro de 2021, de 47,24%.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, salientou que o índice superou a meta definida pela pasta para todos os quatro anos da atual gestão. “Nossa previsão era atingir uma cobertura de 75% até o final de 2024 e, graças ao empenho do prefeito David Almeida em fortalecer à saúde básica, ultrapassamos essa previsão ainda no último mês de maio, em menos de dois anos e meio de trabalho”, afirmou.

Shádia creditou o crescimento contínuo no indicador da atenção básica em Manaus às ações e estratégias desenvolvidas pela Prefeitura na área da saúde, entre elas a construção e reformas de unidades de saúde, o ingresso de profissionais de saúde aprovados em concurso público, a reorganização do processo de trabalho, a recomposição e a criação de novas equipes de saúde, para citar algumas.

“Essas ações vêm proporcionando maior resolutividade da atenção primária frente às necessidades de saúde da população, e também vêm trazendo outros resultados positivos na capital, como é o caso do Previne Brasil, no qual Manaus figura em primeiro lugar entre as capitais, há seis quadrimestres consecutivos”, diz a gestora.

Ampliação e acesso

Dentre as áreas distritais de saúde da capital, a zona Leste teve o maior avanço na cobertura da atenção básica em 2023, passando de 81,92%, em janeiro último, a 90,88%, em agosto, num crescimento de 8,96%. Já na zona Oeste, o percentual referente ao mês de agosto é de 75,33%; na Norte, de 76,84%; na Sul, de 78,66%, e na Rural, de 75,27%. Os percentuais foram calculados pela Diretoria de Inteligência de Dados da Semsa Manaus, a partir de dados do e-Gestor AB.

A chefe da Diretoria de Inteligência de Dados, Sanay Pedrosa, explica que o cálculo da cobertura da APS em um município ou região leva em conta a quantidade de equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), e os usuários vinculados a essas equipes a partir dos atendimentos nas unidades de saúde básica.

“É uma metodologia mais simples do que era no passado, e que aponta uma cobertura real, pois leva em conta as pessoas que estão sendo assistidas e tendo acesso aos serviços de saúde”, afirma a diretora, destacando que o indicador é importante para a gestão eficiente dos serviços da atenção primária.

Sanay pontua ainda que, para o cálculo do indicador, o Ministério da Saúde também leva em conta dados demográficos do Censo 2010, pelo qual Manaus tem população total de 2.255.903. Se considerada a contagem mais recente feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, a cobertura da APS no município seria de 90,88%, com base num total estimado de 2.063.547 habitantes.

“A cobertura da atenção básica em Manaus é uma das maiores do país, levando-se em conta capitais do tamanho da nossa. Além da qualidade dos serviços ofertados, temos um índice de mais de 80%, o que é acima dos parâmetros de ótima cobertura”, conclui.

— — — 

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus retoma atividades do Projeto Conexão Aprendizagem

Jamil Maciel

SAÚDE – Carnaval de Manaus 2023: Cerca de 120 servidores da prefeitura levarão ações de saúde ao desfile das escolas de samba

Vilhena

Prefeitura de Manaus promove sensibilização sobre vacinação para residentes da Esap

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights