AMAZONAS CULTURA EDUCAÇÃO

Inovação e Sustentabilidade: Nilton Lins conquista pela 2ª vez prêmio de ‘Incubadora do Ano’ no AM

A Universidade Nilton Lins, por meio de sua Incubadora de Bionegócios e Tecnologias da Amazônia (InBioTa) conquistou esta semana, o título de “Incubadora do Ano” na 10ª edição do Prêmio Jaraqui Graúdo, que destaca instituições e atores de relevância no ecossistema de inovação de Manaus.

Esta é a segunda vitória da incubadora, repetindo a conquista de 2023, e consolida sua atuação como referência em empreendedorismo inovador e sustentável na região. Desde sua fundação em 2020, no âmbito do Setor de Pesquisas, Pós-graduação e Inovação da Universidade Nilton Lins e no Projeto Pró-incubadoras da Fapeam, a InBioTa já alcançou mais de 10 mil pessoas por meio de capacitações, jornadas de inovação, oficinas e eventos.

Atualmente, a incubadora acompanha seis startups, residentes e não residentes, beneficiando-as com suporte técnico, mentorias especializadas e acesso a oportunidades estratégicas, contando com a Fundação Nilton Lins como mantenedora.

De acordo com a Reitora Gisélle Lins Maranhão, a incubadora desenvolve uma abordagem prática, com forte direcionamento para soluções sustentáveis de impacto na sociedade a partir da biodiversidade regional em setores como Bioeconomia, Biotecnologia, cidades inteligentes, Saúde 4.0, tecnologias sustentáveis e socioambientais.

“Como instituição amazônica, um dos pilares da Universidade é promover a integração entre conhecimento e prática com ações reais e sustentáveis para impulsionar negócios inovadores e a InBioTa é um elo essencial entre pesquisa, desenvolvimento e mercado para responder a estes desafios”, acrescentou a Reitora, assinalando que em 2024 a Nilton Lins também foi agraciada com o Prêmio Jaraqui Graúdo, na modalidade “Universidade Empreendedora do Ano”.

TRAJETÓRIA E COMPROMISSO
Entre as iniciativas de maior destaque da incubadora em 2025 estão a Jornada Empreendedora em Bioeconomia (em parceria com o Idesam e o Programa Prioritário de Bioeconomia) e a apresentação na 35ª Conferência Anprotec, em Foz do Iguaçu (PR).

Para o coordenador da InBioTa, Zamith Filho, o prêmio valoriza a trajetória e o investimento da Fundação Nilton Lins e da Universidade no desenvolvimento científico e tecnológico do Amazonas, dentro da política institucional de inovação.

“Este reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e evidencia não apenas o trabalho da equipe, composta pelos professores Afrânio Porto, Cristorffer Guimarães, Isomar Lima e pelos bolsistas Débora, Erianne, Manuela e Roberto, mas também o compromisso da instituição com a inovação e formação de novos negócios sustentáveis na região”, afirmou.

A InBioTa está localizada na Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul de Manaus. Os empreendedores interessados em participar e submeter projetos podem entrar em contato pelo Instagram @incubadorainbiota ou pelo e-mail inbiota@niltonlins.br. O edital de incubação opera em fluxo contínuo, permitindo a avaliação de propostas ao longo de todo o ano.

Via Press Comunicação

Postagens relacionadas

Presidentes da Aleam e do TCE/AM se reúnem para tratar sobre criação da Ouvidoria da Mulher, na Corte de Contas

Jamil Maciel

PL de Roberto Cidade que propõe protocolo antirracista nas unidades de ensino está em fase final de tramitação na Aleam

Jamil Maciel

Governo do Amazonas concede 12,13% de reajuste a servidores da Saúde

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights