EDUCAÇÃO

Investimentos da prefeitura nas escolas e na qualificação profissional refletem as transformações positivas na educação da capital

Com 334 escolas revitalizadas nesta gestão, sendo 63 somente no ano passado, a educação municipal vem passando por transformações que têm impactado positivamente a vida dos estudantes e dos profissionais da educação. Resultados positivos que se somam as mais de 97 mil bolsas de estudos disponibilizadas à população pelos programas socioeducacionais da Prefeitura de Manaus e 4 mil vagas para qualificação e capacitação profissional somente no ano de 2023.

“É bom ser prefeito da cidade onde se paga um dos três melhores salários para a educação. E a educação está mudando significativamente. Quando assumimos, em 2021, tínhamos 5.104 vagas em creches e, até este primeiro semestre, passaremos para 10.208 vagas. Estamos dobrando o número de vagas em creches e ampliando esse atendimento para crianças de 1 a 3 anos. Quero poder ser o prefeito desta cidade que, ao final do mandato, tenha a melhor educação básica do Brasil”, destacou o prefeito David Almeida, ao abrir os trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta terça-feira, 6/2.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem priorizado, além das grandes obras e reformas, ações integradas, ampliação de vagas na educação infantil, programas e projetos para a acessibilidade e a inclusão social, assim como a valorização do corpo escolar. Vale destacar que a reposição salarial dos profissionais ultrapassou os 30% nesses três anos de gestão, bem como o programa Educa + Manaus, envolvendo estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, tem elevado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede de ensino de Manaus, já sendo referência para o país na preparação para o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para o prefeito, também é motivo de alegria que a gestão tenha ajudado mais de 17 mil estudantes, do 3º ao 9° ano do ensino fundamental, no processo de alfabetização, por intermédio da ação Alfabetiza Manaus. E de forma padronizada e regionalizada, a merenda escolar vem sendo garantida e ampliada as mais de 500 escolas da rede, totalizando 2,2 mil toneladas de alimentos distribuídos anualmente aos estudantes, vindos da agricultura familiar – benefício direto para mais de 2 mil pessoas que atuam nessa produção.

Dentre as metas para este ano, a Semed pretende ampliar o atendimento à rede municipal de ensino, com a oferta de 4,8 mil vagas; construir 40 salas de aula nas 20 creches municipais; implementar o sistema de automação na gestão escolar; fazer a progressão de 1,5 mil profissionais da educação, além de construir em alvenaria as escolas municipais da zona rural que ainda são de madeira.

Inclusão socioeducacional

A Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) realizou 116 ações de capacitação, com a oferta de 7,2 mil vagas ao longo de 2023, entre cursos, palestras, minicursos e seminários. Além disso, disponibilizou mais de 30 mil vagas pelo programa Bolsa Universidade; 35,7 mil pelo programa Pós-Graduação, e 32,1 mil pelo Bolsa Idioma, totalizando 97 mil oportunidades de acesso ao ensino superior e em curso de idioma.

Já pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), cerca de 4 mil vagas foram disponibilizadas para qualificação e capacitação profissional, buscando ampliar as possibilidades de acesso e inserção no mercado de trabalho. E ainda capacitou mais de 2 mil permissionários e artesãos da cidade com aulas on-line de inglês, por intermédio do programa “English Manaus”, sobretudo para fortalecer o setor turístico da região. E como meta, irá promover o curso English Manaus em nível 2 e ampliar os cursos de qualificação.

Fonte: Semcom

Foto: Divulgação

#𝙞𝙣𝙫𝙚𝙨𝙩𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤𝙨 #𝙚𝙙𝙪𝙘𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 #𝙚𝙨𝙘𝙤𝙡𝙖𝙨𝙢𝙪𝙣𝙞𝙘𝙞𝙥𝙖𝙞𝙨 #𝙨𝙚𝙢𝙚𝙙𝙢𝙖𝙣𝙖𝙪𝙨

Postagens relacionadas

Mais de 41 mil reservas de vagas para novos alunos são realizadas nas primeiras horas da abertura do processo

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus inicia vacinação para servidores da Semed

Jamil Maciel

Dulce Almeida assume a Secretaria Municipal de Educação

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights