AMAZONAS MEIO AMBIENTE

Ipaam reforça lista de atividades sob licenciamento da SemmasClima e explica critérios de baixo impacto ambiental

Atividades de baixo impacto ambiental devem ser licenciadas pelo órgão municipal

FOTOS: José Narbaes/Arquivo

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informa à população e aos empreendedores que diversas atividades classificadas como de baixo impacto ambiental já são licenciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima), órgão da Prefeitura de Manaus.

A repartição de competências entre os entes federativos está prevista na Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011, que estabelece normas de cooperação entre a União, os estados e os municípios nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativa à proteção do meio ambiente.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, explica que o esclarecimento busca orientar a população sobre a competência de cada órgão no processo de licenciamento ambiental.

“O objetivo é organizar o fluxo de atendimento e deixar claro para a população que atividades de pequeno porte e de menor impacto devem ser tratadas diretamente com a SemmasClima. Assim, o Ipaam consegue concentrar esforços em empreendimentos de maior complexidade, enquanto o município atende demandas mais simples e cotidianas. Isso traz agilidade para os empreendedores e eficiência para o sistema de licenciamento ambiental”, afirmou.

Entre as atividades repassadas estão serviços de lavagem e troca de óleo de veículos, lavanderias, dedetização, manutenção de máquinas e equipamentos, envase de toner, coleta e transporte de resíduos e de esgoto sanitário de pequeno porte. Também estão incluídos empreendimentos de construção civil, como loteamentos e obras habitacionais menores, usinas de concreto, terraplenagem e abertura e recuperação de ramais.

No setor industrial, foram repassadas atividades como padarias, confeitarias, fabricação de sorvetes, beneficiamento e envasamento de alimentos, serralherias, fabricação de estruturas metálicas, esquadrias, moldes e artefatos de ferro e alumínio sem tratamento químico, além de pequenas indústrias gráficas, de perfumaria, cerâmica, produtos têxteis e farmacêuticos.

Para se enquadrar como atividade de baixo impacto, a legislação estabelece critérios específicos relacionados à área útil e ao porte do empreendimento. Em geral, são consideradas de baixo impacto as atividades com área útil inferior a 1 hectare ou, no caso de loteamentos e obras habitacionais, com área de até 10 hectares. No setor de infraestrutura, a abertura e recuperação de ramais com até 3 quilômetros de extensão também se enquadram nesse perfil. Além disso, atividades com número reduzido de empregados e baixo potencial poluidor também entram nessa classificação.

Com o repasse, os pedidos de licenciamento dessas atividades devem ser feitos diretamente à SemmasClima, não cabendo mais ao Ipaam a análise e emissão das autorizações. A medida busca descentralizar o atendimento, assegurar mais agilidade nos processos e aproximar os empreendedores da estrutura municipal de fiscalização e licenciamento.

A lista completa das atividades repassadas, com códigos e especificações técnicas, está disponível no site do Ipaam (www.ipaam.am.gov.br) e também pode ser consultada junto à SemmasClima, responsável pelo licenciamento e fiscalização desses empreendimentos no município.

Via Agência Amazonas

Postagens relacionadas

Prefeitura avança no combate ao estacionamento irregular em Manaus

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus lança edital histórico para capacitação no turismo de base comunitária

Paulo Apurina

Sine Amazonas divulga 166 vagas de emprego para esta segunda-feira (31/07)

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights