AMAZONAS

Ipem-AM reprova e interdita balanças no Aeroporto Internacional de Manaus

As equipes de fiscalização constataram irregularidades nos equipamentos, como display queimado e lacre violado. A Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A foi notificada

    

Em fiscalização realizada nesta segunda-feira (27/05), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) constatou irregularidades em três balanças no controle de pesos de bagagens (check-in) de guichês de companhias aéreas no Aeroporto Internacional de Manaus Eduardo Gomes. Os equipamentos foram reprovados e interditados e a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A notificada.

Durante a ação, os agentes verificaram se as balanças atendiam às normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que assegura que as mesmas foram testadas e funcionam adequadamente.

Ao todo, 39 balanças em operação no aeroporto foram verificadas. Destas, duas apresentaram o display queimado, impedindo que o consumidor tivesse acesso ao peso da bagagem apontado pelo equipamento; e, em uma terceira balança, os fiscais identificaram que o lacre havia sido violado, indicando possível fraude.

“O consumidor tem de ter acesso ao peso indicado pela balança. Com o display danificado, é impossível obter essa informação. Por isso, duas balanças foram reprovadas e interditadas. Em um terceiro equipamento, identificamos violação do lacre. Isso indica acesso livre aos dispositivos de regulagem da balança, o que pode ser atribuído como indícios de fraude”, explicou o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho.

Ainda de acordo com Renato Marinho, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia S/A, responsável pelos equipamentos, terá um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, podendo ser multada em até R$ 1,5 milhão. Os instrumentos não poderão ser operados antes de passar por uma oficina credenciada, que fará a devida manutenção.

        

Ouvidoria

Os consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades ou desejarem tirar dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM no número 0800 092 2020 e no WhatsApp 99261-7143, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e pelas redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

Via Agência Amazonas

FOTOS: Jeane Glay e Maria Paula Montenegro/Ipem-AM

#ipemam #govam #amazonas

Postagens relacionadas

Entregas históricas incomodam opositores, diz Wilson ao ressaltar trabalho feito em seu governo

Vilhena

Parlamento Amazônico se reúne durante Conferência da Unale

Vilhena

Presidente Roberto Cidade destaca relevância de projetos de autoria dos deputados estaduais, aprovados nesta quarta-feira

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights