AMAZONAS INFRAESTRUTURA MANAUS

Lei que garante passe livre a estudantes da rede municipal vai à sanção do prefeito David Almeida

Foi encaminhado para sanção do prefeito de Manaus, David Almeida, o Projeto de Lei nº 441/2025, que garante a gratuidade no transporte público para estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino. A proposta foi aprovada nesta terça-feira, 8/7, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), assegurando de forma permanente o benefício do Passe Livre Estudantil para mais de 212 mil alunos matriculados na rede municipal.

Além de representar uma política pública de inclusão, o passe livre cumpre um importante papel social, evitando a evasão escolar por falta de condições de deslocamento. Com a aprovação do projeto, o benefício passa a ser assegurado por lei municipal, impedindo que futuras gestões possam revogá-lo.

>>> Curta AM PIX no Facebook

>>>Acompanhe AM PIX no WhatSap

>>>Curta AM PIx no X

>>>Curta AM PIX no Instagram

Encaminhado pelo prefeito David Almeida, o projeto transforma o Passe Livre Estudantil em um direito permanente. A medida elimina barreiras financeiras que afetam famílias de baixa renda e contribui diretamente para a permanência dos alunos na escola. A gratuidade no transporte também representa um alívio no orçamento doméstico, permitindo que os recursos sejam direcionados a outras necessidades essenciais.

Após a sanção, a nova legislação entrará em vigor a partir do ano letivo de 2026.

Como vai funcionar o benefício

Mensalmente, cada estudante terá direito a uma quantidade de passagens não cumulativas, proporcional ao número de dias letivos, limitada a 44 passagens por mês.

Para ter acesso ao benefício, o estudante deve estar regularmente matriculado e comprovar frequência mínima exigida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed); residir a mais de um quilômetro da escola em que estuda;utilizar exclusivamente o cartão eletrônico de bilhete estudantil, que é pessoal e intransferível.

As cotas de passagens são mensais e não acumulam de um mês para o outro. Caso a cota seja esgotada antes do fim do mês, o estudante poderá adquirir até 16 passagens adicionais com o benefício da meia-passagem.

— — —

Texto – Naira Nascimento / IMMU

Postagens relacionadas

Saiba como consultar: Brasileiros ainda não sacaram R$ 8,16 bi de valores a receber

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus garante serviços básicos à população no feriado prolongado da Semana Santa

Jamil Maciel

Lei de Roberto Cidade que amplia proteção ao consumidor ao proibir ações de telemarketing aguarda sanção governamental

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights