EDUCAÇÃO

Matrículas 2024: Sistema abrirá novamente a partir desta segunda para estudantes que perderam prazos

Mais de 365 mil estudantes já estão matriculados na rede estadual para o ano letivo de 2024

A partir da próxima segunda-feira (22/01), alunos, pais ou responsáveis, que perderam o prazo das matrículas ou transferências na rede pública de ensino, poderão realizar a reserva da vaga, ou mudança de unidade escolar. O processo pode ser feito on-line, ou presencialmente nas unidades de ensino. O atendimento aos estudantes retardatários será contínuo para todas as modalidades, de acordo com a disponibilidade de vagas nas escolas estaduais.

Atualmente, já há mais de 365,8 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino para o ano letivo 2024, dos quais 330.044 são oriundos da rematrícula, reordenamento e transferência e 35.829 são novos alunos, que solicitaram a reserva da vaga entre os dias 17 a 19 de janeiro. Os dados são da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e da Empresa de Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam).

No formato on-line, as reservas deverão ser feitas pelo portal https://matriculas.am.gov.br. Após esse procedimento, os alunos, pais ou responsáveis, precisam comparecer na escola no período de até três dias com a documentação do aluno para confirmar a matrícula. Atualmente, a Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar possui 17.821 solicitações de matrículas em aberto.

Segundo a gerente de matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Irlanda Araújo, as vagas que não foram preenchidas estarão disponíveis no sistema para que os alunos possam, no primeiro momento, fazer a reserva de vaga.

“Agora, nós avançamos para um outro momento dentro do calendário de matrículas, que é o atendimento aos estudantes retardatários. Essa fase tem como objetivo preencher as vagas remanescentes, que retornam ao sistema, caso o responsável não efetive a confirmação da matrícula, com a entrega de documentos”, pontuou Irlanda.

Confirmação da matrícula

Após a conclusão do processo de reserva, o responsável pelo aluno tem até três dias úteis para comparecer à escola e confirmar a matrícula mediante a apresentação de toda a documentação do mesmo. Caso não haja a entrega de documentos, o candidato perde a vaga e a mesma volta para o sistema.

Os documentos necessários são:
Comprovante de escolaridade original:
Guia de transferência;
Histórico Escolar;
Declaração de transferência (com validade de 30 dias) caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou municipal do interior do estado)
Certidão de nascimento (original e cópia).
CPF e RG (original e cópia) do aluno do ensino médio.
Cartão de vacinação (cópia).
Duas fotos 3X4 recentes do aluno.
Documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula, do aluno menor de idade.
Comprovante de residência atualizado (até 30 dias da data de apresentação).

Calendário
Com a abertura do prazo para os retardatários, a Secretaria de Educação dá continuidade ao Calendário de Matrículas iniciado em dezembro de 2023, com a rematrícula automática dos alunos. Até o presente momento, 365,8 mil alunos já estão matriculados, em todas as modalidades de ensino.

Novos Alunos
No período de 17 a 19/01, 35.829 novos alunos garantiram sua reserva de vagas por meio do portal de matrículas e presencialmente em unidades de ensino da rede estadual.

Fonte: Seduc-AM

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Wilson Lima dá início ao ano letivo nas escolas estaduais e lança segunda fase do Novo Ensino Médio

Vilhena

Professores da rede estadual entram em greve no AM

Paulo Apurina

Prefeito David Almeida reinaugura escola municipal Antônio Matias Fernandes com capacidade para 590 estudantes

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights