AMAZONAS EDUCAÇÃO MANAUS SAÚDE

Médicos voluntários realizam triagem dermatológica em crianças e jovens autistas na Apae Manaus para o início das atividades de natação do Programa TEAtivo

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus) recebeu, neste sábado (1º/11), atendimento médico voluntário para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) inscritos no Programa TEAtivo, do Governo Federal, via Ministério do Esporte.

A ação contou com a participação dos médicos Melqui Cardoso e Rafaela Medeiros, além do acadêmico do 11º período de Medicina, Lucas Barbosa, que realizaram exame de pele nos participantes para liberação e acompanhamento da modalidade de natação.

Além do atendimento médico, os cinco professores de Educação Física do programa realizaram triagens com anamnese, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e aferição da pressão arterial. O trabalho foi coordenado pela gerente administrativa da Apae Manaus, Fabíola Benevenuto, com apoio da coordenadora dos profissionais de Educação Física, Luana Murielle.

A iniciativa integra os preparativos para o início das atividades esportivas nas modalidades natação, atletismo, futsal e capoeira, que atenderão até 30 alunos por modalidade na capital.

Importância do atendimento voluntário

A presidente da Apae Manaus, Ione Tôma, destacou o impacto social da ação. “Esse apoio voluntário dos médicos é fundamental para garantir que crianças e adolescentes autistas tenham acesso seguro às atividades esportivas. O TEAtivo proporciona inclusão, desenvolvimento motor, socialização e mais qualidade de vida, e a colaboração desses profissionais reflete o compromisso com a cidadania e com o futuro desses jovens”, afirmou Ione.

O médico Melqui Cardoso disse que era uma honra estar fazendo atendimento voluntário na instituição. “Para mim é uma honra estar aqui. Agradeço a Deus por nos permitir participar da vida dessas crianças e jovens com TEA. É um privilégio prestar o que aprendemos na Medicina de forma voluntária e estar sempre à disposição para ajudar”, ressaltou.

A médica Rafaela Medeiros enfatizou que a ação aproxima o atendimento médico do Sistema Único de Saúde (SUS) às pessoas. “Essas pessoas muitas vezes têm dificuldades de acesso. Aqui conseguimos oferecer cuidado direcionado, humanizado e necessário para essas famílias”, salientou.

A dona de casa Solange Soares Batista, mãe de Enzo Gabriel, de 7 anos, celebrou a participação do filho no programa. “Estou muito feliz porque meu filho vai participar desse projeto. Eu creio que ele vai melhorar 100%. Ele tem TEA nível 2 e essa é a primeira vez que vai entrar na natação. Fiquei sabendo pelo grupo de mães atípicas e aproveitei a oportunidade, porque quando aparece algo assim que ajuda nossos filhos, a gente tem que buscar. Esse projeto vai crescer muito e ajudar muitas crianças e famílias no Amazonas. Os profissionais são atenciosos e isso dá segurança para nós. Eu vou acompanhar o Enzo em todas as atividades, porque ele precisa e eu estou aqui por ele”, declarou.

Os professores responsáveis pelas atividades do Programa TEAtivo na Apae Manaus são Fabíola Santos, na modalidade de natação; Pedro de Oliveira, no futsal; Fabrício Freitas, no atletismo; e Dimicilia Colares, na capoeira, todos sob coordenação técnica de Luana Murielle.

Sobre o Programa TEAtivo

O Programa TEAtivo 2025 é uma iniciativa do Ministério do Esporte, em parceria com a Apae Brasil, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto oferece atividades esportivas adaptadas, promovendo inclusão social, desenvolvimento motor e qualidade de vida.

Na Apae Manaus, referência na região Norte, o processo de ingresso incluiu avaliação inicial para identificar o perfil e as necessidades individuais dos participantes.

Voluntariado

Qualquer profissional ou pessoa que queira realizar trabalho voluntário na Apae Manaus pode procurar a sede da instituição, localizada na Avenida Ivanete Machado, s/nº, Conjunto Castelo Branco, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, no horário das 7h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 99282-8220.

— — —

Assessoria de Comunicação – Claudia Barbosa

Postagens relacionadas

Saúde no interior: capacitações fazem evoluir indicadores de desempenho da Atenção Primária no Amazonas

Vilhena

Prefeito David se reúne com comandantes militares para ampliar ajuda humanitária às comunidades afetadas por estiagem histórica

Paulo Apurina

Sine Amazonas divulga 198 vagas de emprego para esta quarta-feira

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights