AMAZONAS JUSTIÇA

Mercado de carbono e preservação da Amazônia pautam encontro no TCE-AM nesta terça (12)

Em um momento em que as discussões sobre mudanças climáticas ganham força no cenário global, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) se prepara para sediar, nesta terça-feira (12), o Seminário sobre Mercado de Carbono e Externalidades. A proposta é reunir especialistas para debater como transformar o patrimônio florestal do estado em um ativo capaz de gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais, sem abrir mão da conservação.

O Amazonas detém o maior patrimônio florestal do Brasil, responsável por regular o clima, conservar a biodiversidade e sustentar comunidades tradicionais. Nesse contexto, o TCE-AM vai além de seu papel fiscalizador e atua como indutor de boas práticas, orientando gestores a adotarem medidas sustentáveis e transparentes. 

“Queremos aproximar o tema da sociedade e dos gestores públicos, mostrando que a floresta pode ser um motor de desenvolvimento quando manejada de forma responsável”, destacou a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

A programação contempla temas como o papel dos Tribunais de Contas na gestão do patrimônio florestal, a viabilidade econômica dos créditos de carbono, certificação de projetos, experiências cooperativas e a regularidade jurídica de contratos em áreas públicas.

Entre os palestrantes confirmados estão o professor da UFPR Carlos Sanquetta; o especialista Francisco Higuchi, da Tero Carbon; o presidente da Cooperativa de Crédito de Carbono da Amazônia, Venceslau Braz; e o procurador da República Fernando Meloto Soave. A mediação ficará a cargo do procurador-geral do Ministério Público de Contas do Amazonas, Rui Marcelo.

O coordenador da Escola de Contas Públicas, Júlio Pinheiro, reforça que o evento é uma oportunidade para atualização e troca de experiências. “O mercado de carbono é uma fronteira de conhecimento e negócios. Discuti-lo com profundidade é essencial para que possamos aproveitar seu potencial e evitar riscos”.

O seminário é aberto ao público, com carga horária de quatro horas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site da Escola de Contas Públicas do TCE-AM, no endereço https://ecpvirtual.tce.am.gov.br.

Foto: Filipe Jazz
DICOM TCE-AM

Postagens relacionadas

Governo do Amazonas abre inscrições para nova edição do Curso de Defesa Pessoal Feminina na zona leste de Manaus

Paulo Apurina

Sine Manaus oferta 225 vagas de emprego nesta quarta–feira, 17/12

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus ingressa na justiça para que Estado do Amazonas pague beneficio do Passe Livre Estudantil para estudantes da rede estadual

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights