CULTURA SAÚDE

Mês da Mulher: Centros de Convivência realizam programação especial com serviços de autocuidado e empoderamento feminino

Programação conta com uma gama de serviços como embelezamento, workshop sobre empreendedorismo, café da manhã e muito mais

O Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março e celebrado por todo o mês com ações de empoderamento feminino: Março Lilás, sobre a conscientização e combate ao câncer de colo do útero; Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março); além de palestras sobre bullying, fazem parte das ações a serem trabalhadas pelo Governo do Amazonas nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci).

Administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), os sete aparelhos públicos, criados para estimular o fortalecimento de vínculos sociais e familiares em várias zonas de Manaus, vão celebrar também a Páscoa: com a realização de oficinas de bombons de chocolates com os integrantes dos grupos de convivência; a chegada do Coelhinho da Páscoa com caça aos ovos; e o culto com café compartilhado.

A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecassis, explica que a programação do mês de março, nos sete centros, está variada, com uma gama de oportunidades aos usuários, desde informações básicas, passando por atividades de lazer e de serviços de embelezamento. Desta forma, os profissionais de todos os aparelhos promovem a integração de famílias e comunidades, centralizando todo o trabalho na convivência e sociabilidade da população, fortalecendo vínculos.

Rita Abecassis, destaca ainda que cada centro foca na importância do empoderamento feminino, conscientiza sobre o combate ao câncer do colo de útero. Outro tema importante que vai ser tratado é a Síndrome de Down, assim como bulling, que será tratado por meio de palestras nos centros e nas escolas. “Teremos a Operação Átria, que é realizada em todo o país, cujos centros adotaram e vão promover ações, por meio de palestras sobre o combate à violência contra a mulher, em parceria com a Procuradoria da Mulher”, disse.

Programação

CECF André Araújo, bairro Raiz, zona sul
08/03 – Abertura do mês das mulheres como o tema: Mulheres que se inspiram I: Aulão temático de Ritmos e Pilates; Serviços de embelezamento; café compartilhado; distribuição de brindes; dinâmica de autocuidado, música ao vivo, às 9h, na quadra.
11/03 – Dando prosseguimento à programação com o tema: Mulheres que se inspiram II será realizado um aulão de pilates na Lagoa do Japiim. Em seguida terá uma palestra sobre Empoderamento feminino, na lagoa do Japiim. A programação inicia às 9h.
15/03 – Com o tema: Mulheres que se inspiram III, será realizada avaliação física para as mulheres com o Profº Paulo Wanderley, seguida de uma palestra sobre a Saúde da Mulher, às 9h, na quadra.
19/03 – Vai realizar uma palestra sobre bullying na Escola Estadual Milburges de Araújo, situada na Raiz, às 9h.
20/03 – Palestra no CECF sobre a importância da prevenção ao bullying, sala multiuso, às 14h.
21/03 – Oficina do Coelhinho com adereços de Páscoa com as crianças, sala multiuso, às 13h.
22/03 – Oficina para elaboração de ovos de Páscoa artesanais (ovos que serão utilizados para a brincadeira ‘caça ao tesouro’, no dia 26/03), na sala multiuso, às 13h.
25/03 – Culto Ecumênico em alusão à Páscoa, na sala multiuso, às 14h.
26/03 – Chegada do Coelhinho da Páscoa com caça aos Ovos de Páscoa, distribuição de brindes e brincadeiras, na quadra, às 14h.
27/03 – Palestra sobre alimentação Saudável e qualidade de vida, para usuários do CECF André Araújo, Sala Multiuso, às 14h.

CECF 31 de Março, bairro Japiim, zona sul
01/03 – Manhã Cultural com Bazar das Empreendedoras e Abertura do Março Lilás com palestra de Selly Pinto, na área de convivência, das 9h às 12h.
04/03 – Anamnese, diálogo entre o profissional de educação física e participantes das turmas de funcional e pilates, na quadra poliesportiva do centro, das 8h às 10h.
04 a 06/03 – Realização do Workshop Empoderadas – Mulheres 30+, com a palestrante Larissa Coutinho, na sala multiuso, das 8h às 10h.
06/03 – Aulão de Pilates no Parque Senador Jefferson Péres, das 8h às 11h
06/03 – Celebração Dia da Mulher com lanche compartilhado com os integrantes do Grupo Florescer, na área de convivência, das 14h às 15h
06/03 – Palestra com usuários do centro em alusão de combate ao bullying, tendo como palestrante o pedagogo Hugo Matos, sala multiuso, das 14h às 15h,
08/03 – Tarde Cultural e Bazar das Empreendedoras em Alusão ao Dia da Mulher, na área de convivência, das 14h às 17h.
11 a 15/03 – Semana do Crédito Solidário, na área de convivência, das 8h30 às 16h30.
11/03 – Anamnese das turmas de funcional e pilates, na quadra poliesportiva, das 8h às 10h.
11/03 – Acolhimento dos novos alunos do Cetam para apresentação de normas e regras do CECF 31 de Março, na área de convivência, das 8h às 9h; das 13h às 14h e das 18h às 19h.
13/03 – Ação Odontológica em parceria com o Odonto SESC para os grupos de crianças e adolescentes, na sala multiuso, das 14h às 17h.
13/03 – Oficina sobre pintura: Autoidentificação retratada na arte, na área de convivência, das 14h às 15h.
15/03 – Aulão de Ritmos em homenagem ao Mês da Mulher, na quadra poliesportiva, das 9h às 10h
15/03 – Passeio para o Balneário City Park com os Grupos de Convivência Campeões Kids e Campeões Kids, das 8h às 16h.
18/03 – Anamnese das Turmas de funcional e pilates, na quadra poliesportiva, das 8h às 10h.
20/03 – Passeio para a Praia da Ponta Negra com os Grupos de Convivência Florescer e Vida e Saúde, das 13h às 16h.
22/03 – Baile Rosa pelo Dia da Mulher, com atividade dançante e escolha da Miss e Mister do CECF 31 de Março, quadra poliesportiva, das 16h às 20h.
25/03 – Oficina de Páscoa para confecção de bombons de Páscoa, na sala multiuso, das 14h às 15h
26/03 – Caçada dos Chocolates de Páscoa, na quadra poliesportiva, das 14h às 16h.
26/03 – Palestra com o tema: Alimentação saudável e qualidade de vida, na sala multiuso, das 14h às 15h.
27/03 – Aniversariantes do mês do Grupo de Convivência Florescer, na área de convivência, das 14h às 15h.
29/03 – Aniversariantes do mês com os Grupos de Convivência Campeões FC, Campeões Kids e Juventude 31 de Março, na área de convivência, das 14h às 15h.

CECF Professora Teonízia Lobo, Amazonino Mendes, zona norte
01/03 – Passeio Cultural ao Musa com o Grupo de Convivência Jovens Vencedores, oportunizando aos participantes momentos de interação social, conhecimento e lazer, a partir das 14h.
06/03 – Para celebrar a Semana da Mulher, o centro vai realizar uma manhã de autocuidado com as mulheres dos Grupos de Convivências Fé em Deus, Mulheres Virtuosas e Mulheres em Movimento. Com serviços de massagem relaxante e design de sobrancelhas, além de sorteios de brindes, na sala multiuso, a partir das 9h.
07/03 – Para tratar sobre o tema bullyng, o centro vai realizar duas palestras na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso (Quarentão), no auditório da escola, às 9h e às 14 h.
08/03 –Roda de Conversa com o tema: O olhar de uma mulher em ação, abordando a importância da inclusão da mulher na sociedade, com a psicóloga Kely Amanda, e Aulão, além de café compartilhado com as usuárias da turma de ritmos, no salão multiuso, às 9h,
09/03 – Ação Social, em parceria com Click Solidário, com serviços de corte de cabelo, maquiagem, ensaio fotográfico; bazar com as empreendedoras; aferição de pressão arterial e glicose. A programação inicia com um café da manhã, às 8h.
13/03 – No Março Lilás, vai ser servido um café compartilhado seguido de uma palestra abordando a conscientização e o combate ao câncer do colo de útero, no salão multiuso, das 9h e às 14h,
22/03 – Roda de Conversa para conscientizar os usuários sobre como o bullying é causador de angústias e sofrimentos para todos os envolvidos, a partir das 8h.
27/03 – Culto ecumênico e café compartilhado com os usuários do CECF, às 9h. No mesmo dia, haverá um torneio interno com a turma do jiu jitsu, no salão multiuso, a partir das 14h.

CECF Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova, zona norte
01/03 – Palestra de conscientização ao câncer de colo com panfletagem, no salão principal, às 9h.
04 a 12/03 – Semana em apoio ao combate ao bullying, com dinâmica de grupo: “Os rótulos”, além de Roda de Conversa sobre esse tipo de agressão, às 9h às 15h.
06/03 – Comemoração ao Dia Internacional da Mulher com ações de embelezamento, no hall do centro, às 9h.
07/03 – Workshop da Mulher Empoderada com palestra de empoderamento; oficina de sabonete, bazar e serviços de embelezamento a partir das 9h.
08/03 – Aulão das empoderadas; funcional, hitbox, ritmos e pilates, além de exame de vista e bazar, iniciando às 08h. Na parte da tarde vai ter Certificação Workshop da Mulher e Baile das Empoderadas, no salão principal, às 17h.
13/03 – Oficina Braile Construindo Boneco, além de Roda de Conversa sobre a temática, às 15h
15/03 – Passeio Turístico, com saída às 7h30; aulão para celebrar o Março Lilás, para tratar sobre a valorização a mulher, além de funcional ao ar livre e lanche compartilhado. No mesmo dia, palestra de conscientização ao câncer do colo retal mais atividade funcional e lanche compartilhado, às 9h e às 16h.
20/03 – Dinâmica de Grupos: As doces facetas de ser mulher, às 9h.
20/03 – Aulão para celebrar o Março Lilás, de valorização a saúde da mulher, alongamento e ritmos e lanche compartilhado. Também haverá um passeio turístico na Casa Zezinho Correa, Ponta Negra, às 14h.
21/03 – Dança e terapia na sala de recepção, às 9h.
22/03 – Atividades como cinema e pipoca às 15h.
27 e 28/03 – Aniversariantes do mês e sensibilização do Março Lilás, além de café compartilhado, atividades na piscina, musculação, às 9h.

CECF Magdalena Arce Daou, bairro Santo Antônio, zona oeste
04 a 07/03 – Semana da Mulher, com ação de embelezamento e aulão de pilates, no salão do centro, das 8h às 12h.
08/03 – Café com Elas (Grupo Libertamente), com palestra sobre empoderamento feminino, no salão multiuso, das 9h às 10h. No mesmo dia, celebração do Março Lilás com palestra sobre a Saúde da Mulher, na sala de enfermagem do centro, das 8h às 12h.
11/03 – Roda de Conversa (Grupo Idade Dourada), com palestra sobre o Direito das Mulheres, na sala multiuso, das 8h às 12h.
20/03 – Atividade cultural para a comunidade e usuários do centro no hall, das 8h às 12h.
22/03 – Programação de Páscoa com brincadeiras como a Caça aos Ovos, apresentações, além de Atividades da Central de Artes e Educação, das 13h às 16h.

CECF Maria de Miranda Leão, bairro Alvorada, zona centro-oeste
04/03 – Oficinas das Flores, sala multiuso, às 15h.
05/03 – Oficinas das Flores, sala multiuso, às 9h.
06/03 – Passeio com os Grupos de Convivência no Parque dos Bilhares, às 16h.
07/03 – Aulão das Poderosas, na avenida do Samba, às 17h.
08/03 – Baile das Rosas, no salão multiuso, às 16h.
14/03 – Oficina da Páscoa e troca de chocolates, na sala multiuso, às 9h e às 14h.
15/03 – Peça Teatral sobre o bullying, na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, às 9h e as 13h30.
21/03 – Piquenique com o grupo Aventureiros, no Parque dos Bilhares, às 14h.
25/03 – Oficina da Páscoa e Amigo Doce, na sala multiuso, às 14h.
26/03 – Amigo Doce e aniversariantes do mês, na sala multiuso, às 14h.
28/03 – Culto Ecumênico, na sala multiuso, às 9h. No mesmo dia, aulão da Páscoa, na sala multiuso, às 16h.

Ceci Aparecida, zona sul
01,08 e 15/03 – Aulão de ritmos “Sextou com o + Vida”, com atividades de alongamento, ginástica, zumba, aeróbica, no salão central, às 9h.
04/03 – Semana de sensibilização sobre a temática Bullyng e Pessoa Idosa com ênfase no Idadismo (preconceito), no salão central, às 9h30.
06/03 – Semana da Mulher com uma manhã de embelezamento feminino entre os parceiros da Seas. O Cetam irá fazer corte de cabelo, design de sobrancelha e tranças. A Sedel vai fazer serviço de ventoterapia, liberação miofacial com fisioterapeutas do Projeto + Respirar), Aulão de ritmos com FUnATI e Seap, no salão central, das 8h30 às 12h.
08/03 – Tarde Cultural com o Baile Flores de Março: Flores Empoderadas, Inspiram outras! em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com desfile representando a mulher urbana, rural, mãe, profissionais, entre outras, no salão central, das 13h às 17h.
11/03 – Campanha Março Lilás, com ações de sensibilização sobre a temática de combate ao câncer do colo de útero e café da manhã, na sala de ginástica, às 9h e às 14h.
11/03 – Integração e acolhida dos alunos dos cursos do Cetam com orientações sobre as normas e regras de boa convivência no Ceci, com o objetivo de fortalecer vínculos comunitários, no salão central, às 9h, às 14h e às 18h.
20/03 – Oficina com empreendedores, visando desenvolver a criatividade e visão empreendedora no manuseio das redes sociais como mecanismos para habilidades tecnológicas na divulgação de produtos, na sala multiuso, às 14h.
20 a 28/03 – Concessão de Espaço Projeto “Consumidor na Praça”, Realização da Ação da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPEA), com exposição de palestras, rodas de conversa e oficinas, às 9h.
22/03 – Atividade de lazer com o Grupo de Convivência Estimulo Mais, passeio com visitação a Reserva Florestal Adolpho Duck – Museu da Amazônia (Musa) com o objetivo de promover diversão e alegria e com isso diminuir o estresse e a tensão do dia a dia, das 7h30 às 11h30.
22/03 – Realização de aulão de ritmos, às 9h.
25/03 – Semana da Páscoa com café temático e sensibilização sobre o sentido da Páscoa, no salão central, às 8h.
26/03 – Realização de aulão de ritmos e brincadeira de Caça aos Ovos de Páscoa, no salão central, às 9h.
27/03 – Oficina de Ovos de Páscoa em parceria com Casa dos Panificadores, na sala de culinária, às 9h.

Fonte: SEAS

Foto: Jimmy Christian

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus prepara campanha Dezembro Vermelho para prevenção e controle do HIV/Aids

Jamil Maciel

HPS 28 de Agosto inicia consulta virtual com especialistas do Hospital Albert Einstein de São Paulo 

Vilhena

Prefeitura de Manaus realiza evento em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights