AMAZONAS JUSTIÇA

MPAM discute violência patrimonial e financeira contra idosos e lança projeto “Rede de Proteção da Pessoa Idosa”

Evento reforçará o combate à violência e este ano foca em crimes financeiros contra pessoas idosas

Com o objetivo de conscientizar sobre a violência patrimonial e financeira contra idosos, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da 42ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, realizará um evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no próximo dia 13. A atividade ocorrerá no auditório Gebes de Mello Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, das 9h às 11h30.

A violência patrimonial e financeira contra a pessoa idosa cresceu muito. Dados do Disque 100 indicam que os casos aumentaram em 70% no ano de 2023. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que houve um aumento de 60% de golpes financeiros contra pessoas idosas. É urgente discutirmos esse assunto”, afirmou o promotor de Justiça Vitor Fonseca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (42ª Prodhid).

O evento, destinado a membros, assessores, servidores, residentes profissionais e integrantes da Rede de Proteção da Pessoa Idosa, contará com a presença de autoridades e especialistas na área que participarão de painéis e discussões sobre o tema. Entre os palestrantes confirmados estão Andrea Nascimento Pereira, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI); Marcelo da Costa Pinheiro, Defensor Público (DPE) e João Gaspar Rodrigues, promotor de Justiça do MPAM.

Programação

A abertura da atividade está marcada para as 9h, com um painel intitulado “Violência Patrimonial e Financeira no Estatuto da Pessoa Idosa e em Outras Leis”. Este painel discutirá as nuances legais e as implicações da violência patrimonial e financeira contra os idosos, abordando as disposições do Estatuto da Pessoa Idosa e outras legislações pertinentes.

Às 10h30, será lançado o hotsite “Rede de Proteção da Pessoa Idosa”, uma plataforma digital dentro do portal do MPAM que visa integrar e fortalecer a comunicação e a cooperação entre os diversos órgãos e entidades que compõem a rede de proteção aos idosos no Amazonas.

Por fim, às 10h40, será realizada uma roda de conversa com a Rede de Proteção à Pessoa Idosa, moderada pelo Promotor de Justiça Vitor Fonseca. Essa sessão proporcionará um espaço para a troca de experiências e discussões sobre estratégias eficazes de proteção e apoio aos idosos vítimas de violência patrimonial e financeira.

Inscrições e participação

Os interessados em participar do evento podem se inscrever por meio do formulário disponível https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelqmrMUqtMXYXhgpVmoJy7KSSzlUkxdsYJjgXIYDJKICtNag/viewform?usp=sf_link .

O evento representa uma iniciativa do MPAM para fortalecer a rede de proteção e garantir que os direitos dos idosos sejam respeitados e protegidos. A violência patrimonial e financeira é uma forma de abuso que pode ter consequências para as vítimas, tornando essencial a mobilização e a conscientização de toda a sociedade.

Texto: Yasmin Siqueira 

Foto: Elvis Chaves

#mpam #amazonas

Postagens relacionadas

Prefeito David denuncia roubo de cabos no parque Gigantes da Floresta

Paulo Apurina

Governo do Amazonas, por meio da Cema, distribuiu mais de 8,6 milhões de insumos em 2021

Paulo Apurina

Wilson Lima anuncia implantação de 10 leitos de UTI em Humaitá

amazonaspix@gmail.com
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights