Com quase 57% do total de servidores formado por mulheres, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) se soma às ações da Prefeitura de Manaus para o “Outubro Rosa”. E a cor rosa alerta as mulheres e a população em geral sobre a importância do autocuidado com a saúde feminina.
Com 162 mulheres no quadro do Implurb, as colaboradoras chamam atenção para prevenir e reforçar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Toda mulher com 40 anos ou mais deve realizar a mamografia anualmente, mesmo que não tenha sintomas.
E para marcar o mês, as mulheres no Implurb usaram o rosa para se solidarizar com o próximo e ter empatia e carinho com as milhares de pessoas que estão em tratamento oncológico.
“A boa notícia é que o câncer de mama é um dos que podem ser identificados de forma precoce. Ao identificar cedo, as chances de cura passam de 90%”, disse a chefe de gabinete, a economista Hellen Sena.
No Brasil, a incidência do câncer de mama entre 40 e 49 anos é maior quando comparados a países desenvolvidos, e representam entre 30% e 40% dos casos diagnosticados.