BRASIL CULTURA

O mistério de Jesus: por que Ele ministrou aos publicanos e pecadores?

Jesus é e era um mistério. Ele sempre fazia coisas que as pessoas não esperavam ou não poderiam merecer.

Ele tratou a mulher adúltera como se ela fosse da realeza. Perdoou abertamente a mulher na casa de Simão, o fariseu.

Honrou como justo o publicano que se declarou pecador. Curou um homem no taque de Betesda que sabia que violaria a sua confiança.

Ele perdoou os soldados romanos que o crucificaram. Ele fez do pescador que o traiu três vezes o presidente da sua igreja após a Sua ressurreição.

O mistério de Jesus inclui a observação de que Jesus era frio para com os líderes cívicos e religiosos da época.

Ele ignorou Herodes. Ele desafiou os fariseus. Ele desafiou o Sinédrio. As posições deles não significavam nada para eles. Ele fez amigos pessoais da pior classe de pessoas: publicanos e pecadores.

Ele tratava os leprosos com mais carinho do que tratava os reis. E a lista é longa. Seu ministério estava repleto de tais violações da disciplina religiosa e da ordem social.

Jesus é um mistério. Como explicamos o seu desrespeito imprudente pelo decoro?

Como podemos entender sua bondade com as pessoas que eram tão indesejáveis enquanto não demonstrava consideração por aqueles que afirmavam ser bons e poderosos?

Jesus é um mistério. Como podemos desenhar a fórmula que explicará o seu comportamento inesperado?

A fórmula

O toque da fé por Yongsung Kim.

Na verdade, ele já nos deu a fórmula: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).

Aqueles que vêm até Ele são abençoados com o alívio. Aqueles que não vêm a Ele não desfrutam do Seu alívio único e incomparável. Essa é a fórmula que explica o Seu comportamento misterioso.

Para nós, simples seres humanos, o desafio é que tendemos a agir de acordo com as práticas espirituais padrão e não de acordo com o exemplo Dele.

Quando seguimos o conselho de Satanás, nos escondemos depois de pecarmos — assim como Adão e Eva fizeram.

Nos atrapalhamos pelas nosso lar espiritual enquanto tentamos pôr tudo em ordem antes de O deixarmos entrar.

O problema é que para onde quer que vamos, tornamos as coisas mais desorganizadas e desasseada. Então, à medida que nos esforçamos para trabalharmos mais, os nossos lares ficam cada vez mais inabitáveis.

Até entrarmos em uma espécie de colapso espiritual. Não podemos nos tornar limpos sozinhos. Mas nós, assim como os nossos primeiros pais, podemos ir até Ele.

Ele é o único que é capaz de corrigir as coisas. Ele não pede para limpar os nossos lares.

Claro, Ele espera que tenhamos o mínimo de cuidado com o nosso lar espiritual. Ele pede que façamos o nosso melhor para manter as coisas em ordem.

Mas somente Ele justifica. Somente Ele santifica. Somente Ele é perfeito. Ele diz:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos pelo peso mortal do pecado. Te darei alívio. Colocarei tua casa em ordem.”

Não há outra maneira, nenhum outro meio, nenhum outro caminho, nenhum outro nome sob o céu pelo qual possamos ser salvos. Temos que nos achegar a Ele.

Quem poderia imaginar?

Arte: Yongsung Kim.

Algo dentro de nós se opõe a esta bondade. Como é que Ele pode tornar-se amigo de pecadores? Não devíamos ser nobres e bons? Pergunte à mulher do poço. Não devíamos tirar o pecado das nossas vidas? Pergunte a Simão Pedro.

Espero não ser mal interpretado. Temos de fazer com alegria tudo o que somos capazes de fazer. Devemos.

 Mas não devemos ficar confusos. Nunca nos purificaremos nem nos salvaremos. Depois de termos feito tudo o que somos capazes, devemos “[aguardar], com extrema segurança, para ver a salvação de Deus e a revelação de seu braço” (D&C 123:17).

É Ele que faz o milagre da salvação. A chave é achegar-se a Ele. Isso importa mais do que qualquer outra coisa. E muda tudo.

Pergunte à mulher com o fluxo de sangue. Ou a mulher acusada de adultério. Ou alguém que você conheça que é cheio de esperança. Achegar-se a Cristo muda tudo.

Pode ser interessante: Contra Cristo: quem eram os fariseus?

O Seu convite pessoal para nós

Arte: Yongsung Kim.

Pondere sobre o Seu convite:

“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; mas um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e encontrar graça, para sermos ajudados em tempo oportuno” (Hebreus 4:14-16).

Pense no convite do Salvador para vir corajosamente ao trono da graça sempre que precisarmos ser curados ou ser purificados. Satanás prefere que nos escondamos.

Mas Jesus nos convida a nos achegarmos a Ele! Ele é capaz e está disposto a nos abençoar com o que for preciso.

Fugir da bondade

Arte de Yongsung Kim.

Talvez o maior pecado seja o pecado de resistir a Deus. Podemos resistir a Deus porque queremos ser autossuficientes. Ou talvez resistamos a Ele porque encontramos um conforto perverso em nossos pecados.

Ele nos diz que devemos ir corajosamente ao trono da graça e receber misericórdia, sempre que necessário. Caso contrário, não pode haver cura.

Mas como podemos ir até ele quando estamos imundos? Ele não tolera a imundície.

O próprio ato de nos voltarmos para Ele e nos colocarmos em Suas mãos é o ato de humildade exigido. Quando nos aproximamos Dele, Ele limpa-nos enquanto nos abraça. Que amigo incrível!

Dois tipos de orgulho

Arte: Yongsung Kim.

Então, acontece que um dos maiores inimigos da justiça não é o próprio pecado, mas a autossuficiência espiritual.

O Presidente Benson o chamou de orgulho. Ele também disse que era o pecado universal. É o estado de espírito que nos mantém trabalhando em nós mesmos infinitamente e sem frutos, enquanto Jesus acena:

“Vinde a mim. Posso endireitar-te. Posso renovar um espírito reto dentro de ti. Já paguei pelos teus pecados. Por favor, deixa-me metabolizá-los e tornar-te limpo.”

O orgulho tem outra cara. As pessoas a que costumamos chamar de orgulhosas são aquelas que são muito autossuficientes para ter fé em Cristo.

No entanto, o orgulho também inclui aquele que faz tudo sozinho e que sabe que seu lar está imundo, mas não virá a Ele até que possa tornar o lugar apresentável. Nunca conseguiremos.

Portanto, não basta ser humilde. Temos de ser humildes e pedir ajuda. Tudo o que nos impede de ir até ele é pecado.

Então, Sua prescrição espiritual é nos voltarmos completamente para Ele. Estude as histórias das Suas curas.

Guarde todas as experiências de Sua bondade. Celebre Sua vontade de pagar o preço dos nossos pecados.

Quando estudamos as escrituras com novos olhos, vemos que, no coração de cada grande história, Jesus oferece a alguém algo que eles não esperavam e nunca poderiam merecer. E Ele o faz porque eles achegaram-se a Ele.

Estar cheio do Seu amor

Arte: Yongsung Kim.

Comparo a minha situação espiritual com as experiências com a pequena Vivian, a nossa amada neta. Ela brinca o dia todo. Nós rimos com ela.

Em algum momento, ela precisa descansar. Mas ela luta contra isso. Ela tenta continuar e fica rabugenta.

Estendemos os braços. Mas ela foge de nós. Ela corre, tropeça e chora até não poder ir mais longe.

Eu a coloco no colo e a abraço. Ela imediatamente se aconchega em meu ombro. Alegro-me com o amor que sinto por esta pequenina.

Eu a cubro com um cobertor e sentamos na cadeira da avó. Sussurro palavras de amor em seu ouvido.

E finalmente, ela está em descansa.

Veja também: Permitir que o Senhor escreva a minha história

“Vinde a mim”

Arte: Yongsung Kim.

Vamos nos achegar a Cristo. Ele está de braços abertos, pronto para nos abraçar, falar palavras de amor, e nos embalar em direção à vida eterna.

A maior surpresa da minha vida é que, quando me achego ao Salvador, Ele me recebe, pecador como eu sou.

Ele não me pede para passar por cem passos de descontaminação. Ele me acolhe, me abraça e permite que eu chore com o mistério do seu amor.

Junto meu testemunho ao de Amom, um crente cujo sentido do mistério de Jesus o levou a alegrar-se:

“Gloriemo-nos, portanto, sim, gloriar-nos-emos no Senhor; sim, rejubilar-nos-emos, pois nossa alegria é completa; sim, louvaremos nosso Deus para sempre.

Quem poderá gloriar-se demasiadamente no Senhor?  Sim, quem poderá falar em demasia de seu grande poder e de sua misericórdia e de sua longanimidade para com os filhos dos homens?

Eis que vos digo que não posso expressar nem a mínima parte do que sinto. 

Quem havia de supor que nosso Deus seria tão misericordioso a ponto de resgatar-nos de nosso estado terrível, pecador e corrompido?” (Alma 26:16-17)

Fonte: Meridian Magazine

Postagens relacionadas

Festa de Nossa Senhora Aparecida 2022, em Manaus, retoma tradicional procissão, após dois anos da pandemia

Paulo Apurina

Saúde mental é principal problema para os professores, aponta pesquisa

Paulo Apurina

Resultado do Fies 2023 já está disponível

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights