AMAZONAS

Parlamentares amazonenses unem vozes contra abuso sexual infantil e destacam outras questões regionais

Na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Sessão Ordinária, desta terça-feira (14/5), as deputadas Alessandra Campelo (Podemos) e Débora Menezes (PL) relataram o grave caso de abuso sexual de um bebê ocorrido em Tapauá (distante a 449 quilômetros de Manaus). Em um plenário marcado por diversas pautas, o deputado Rozenha (PMB) alertou para os problemas logísticos iminentes devido à seca no Paraná do Ramos. O deputado Carlinhos Bessa (PV) anunciou a emissão de cédulas de identidade para estudantes de Tefé (distante a 522 quilômetros), e a deputada Dra. Mayara (Republicanos) convocou a sociedade para apoiar a Campanha de Doação de Leite Materno, visando reduzir a mortalidade infantil.

Segundo Alessandra Campelo, o acusado de estupro do bebê, em Tapauá, é o padrasto da mãe da criança e a Polícia Civil tomou as providências. A parlamentar parabenizou a delegada do município pela condução do caso. No seu pronunciamento, Campelo alertou que os números de casos de violência tanto de mulheres quanto de crianças e adolescentes aumentaram, mas avaliou que isso pode ser reflexo do aumento das denúncias. Ela falou, ainda, da importância de mais parlamentares se envolverem no combate à importunação e exploração sexual de crianças e adolescentes, citando o envolvimento da deputada Débora Menezes.

Campelo, que é presidente da Procuradoria da Mulher da Aleam, informou que solicitou ao Governo do Estado que a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e a Delegacia da Mulher voltem com os plantões presenciais. 

No mesmo tema, a deputada Débora Menezes enfatizou a necessidade de apoio e denúncia para proteger as crianças e adolescentes. “Nós precisamos dar apoio para que essas crianças sejam protegidas e recebam o tratamento que precisam. A gente não pode normalizar essas situações e as pessoas precisam entender que o mais importante é denunciar”, apelou a parlamentar, que é membro da Procuradoria da Mulher da Aleam. 

Dragagem

A necessidade de drenagem na entrada do Paraná do Ramos, braço do rio Amazonas, na região da cidade de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), por conta da provável seca prevista para este ano foi o assunto do deputado Rozenha (PMB), durante a Sessão Ordinária. 

“Sem o aprofundamento do calado do Paraná do Ramos, se tivermos essa seca prevista, teremos um grave problema logístico nas cidades de Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Maués”, alertou.

O calado é a profundidade em que as embarcações podem ficar submersas na água, quando carregadas.

Identidade

O deputado Carlinhos Bessa (PV) informou que, após requerimento enviado ao Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) encaminhará 500 cédulas de identidade ao município de Tefé para atendimento de estudantes do ensino médio, que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

“Trago essa boa notícia ao povo tefeense e aproveito a oportunidade para anunciar que oficiei ao governador Wilson Lima para que o governo comece a recuperação da estrada da Agrovila na cidade”, disse.

Aleitamento

Ainda durante a Sessão Plenária, a deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) conclamou a sociedade amazonense a apoiar a Campanha de Doação do Leite Materno.

“Precisamos abraçar a causa, pois o leite reduz em 13% a mortalidade neonatal, principalmente dos prematuros. Ano passado, houve um aumento de 8% nas doações e esse ano queremos aumentar ainda mais e conseguir reduzir a mortalidade infantil”, conclamou.

— — —

Texto – Diretoria de Comunicação / Aleam

Foto – Danilo Mello / Aleam

#vozescontraabusoinfantil #aleam #amazonas

Postagens relacionadas

Conselheiro aposentado Josué Filho recebe homenagem pelos 13 anos de atuação no TCE-AM

Paulo Apurina

IPec, Pontual, Direto ao Ponto e Real Time Big Data apontam para segundo turno entre Wilson Lima e Amazonino Mendes no Amazonas

Vilhena

Conselheiro do TCE-AM recebe medalha de Ouro da Cidade de Manaus

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights