A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira, 19/1, a abertura do 1° seminário sobre os Direitos da População LGBTQIA+. O evento acontece até sexta-feira, 20/1, no Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, com o objetivo de oportunizar aos participantes o levantamento e discussão de demandas para a consolidação e elaboração do Plano Municipal de Promoção dos Direitos da População LGBTQIA+.
“A Semasc está trabalhando com o objetivo de que esse seminário consiga levantar, como segmento, demandas necessárias para que o município promova políticas públicas, como saúde, educação, trabalho e acesso à documentação básica. Estamos contribuindo coletivamente no plano para que não fique de fora nenhuma demanda apresentada”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.
Durante o primeiro dia de programação, o público participou da palestra magna “Os desafios de implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+”. Já no segundo dia de atividades, o seminário promoverá uma série de grupos de trabalho após a mesa-redonda “Avanços e desafios para implementação de políticas públicas”, abordando tópicos como saúde, educação e mercado de trabalho.
“A gente precisava fazer esse evento, para trazer e escutar a população, que é quem vai ser beneficiada, para que pudéssemos pensar na construção e consolidação do plano municipal. O evento é aberto ao público em geral com o intuito de que a sociedade toda participe”, finalizou a gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Relativos à Livre Orientação Sexual, Joyce Gomes.
— — —
Texto – Lucas Batista / Semasc
Fotos – João Viana / Semcom