O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou, na manhã desta sexta-feira, 26/4, uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) na rua Criciúma, localizada no bairro Grande Vitória, zona Leste da capital, visando coibir o avanço de uma voçoroca causada pelo descarte irregular de lixo em uma área verde.
Durante a ação, David Almeida explicou que o espaço já sofreu com erosões no passado e foi recuperado pela Prefeitura de Manaus. Ele ainda destacou a atitude de um morador que, vendo o espaço limpo, decidiu realizar o plantio de mudas para evitar que a população volte a formar uma lixeira viciada.
“Ontem, dia 24 de abril, eu passava por aqui vindo do Santa Inês, e vi aqui uma lixeira viciada. Nós chamamos imediatamente a Semulsp e fizemos a limpeza da área. Agora vamos colocar um jardim para que tragédias como a na Pingo D’água não ocorram novamente. É dessa forma que nós queremos atuar nessas áreas de risco da cidade de Manaus. Parabenizando o morador chamado Lourival, que veio aqui voluntariamente fazer o plantio de algumas árvores. É isso que nós queremos, é isso que nós precisamos, da ajuda da população, para que não façam o descarte inadequado do seu lixo”, afirmou Almeida.
Atualmente, a Prefeitura de Manaus está atuando na recuperação de seis erosões por toda a cidade. Na maioria dos casos, um dos motivos para o desbarrancamento foi o acúmulo de lixo descartado de forma irregular.
Morador do Grande Vitória há mais de 20 anos, o autônomo Lourival Ferreira explicou que ao ver o serviço da gestão municipal, decidiu ajudar realizando o plantio de mudas para conscientizar os seus vizinhos.
“Foi uma ação boa que a prefeitura fez. Quando eu vi a limpeza, decidi plantar para ninguém ficar jogando lixo aqui. Isso é um incentivo para todo mundo também plantar alguma coisa. Não deixar que joguem mais lixo”, enfatizou o morador.
Ação preventiva
Presente na ação, o subsecretário de Operações da Semulsp, Jairo Santos, anunciou que, no local, a prefeitura irá implantar um jardim ecológico. Assim, a ideia dos gestores é que a população também participe da administração do espaço.
“O prefeito esteve aqui e se preocupou, porque aqui é um ponto de lixo que virou uma lixeira viciada e está oferecendo risco, inclusive de desabar. Vamos limpar para que a população tenha acesso à caminhada. Vamos botar a placa de sinalização para que as pessoas não joguem lixo e vamos também fazer um jardim ecológico com pneus, para ver se inibe a ação de descarte de lixo no local”, finalizou.
— — —
Texto – Thiago Fernando / Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos e Valdo Lopes / Semcom
#meioambiente #semulsp #pmm #manaus #amazonas