AMAZONAS MANAUS POLÍTICA SAÚDE

Prefeito de Manaus entrega mais uma unidade de grande porte e amplia acesso à saúde

Avançando no plano de expansão física da rede assistencial de saúde municipal, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quinta-feira, 27/6, a Unidade de Saúde da Família (USF) Prefeito Manoel Henriques Ribeiro, na zona Norte da capital. O estabelecimento, de porte 4, terá capacidade para realizar 19 mil procedimentos por mês, servindo de referência para 23 mil usuários dos bairros Cidade de Deus, Novo Aleixo e Cidade Nova.

Durante a entrega, o prefeito David Almeida destacou que, com mais essa inauguração, a zona Norte passa a contar com três unidades de porte 4.“Hoje, entregamos mais uma unidade básica porte 4 e, com isso, a gente vai fechando essa rede de atenção primária de Manaus, que vai consolidando os serviços oferecidos pela prefeitura, para a população. Nós, que alcançamos, pela 7ª vez consecutiva, os melhores atendimentos em saúde básica do Brasil, dentre as capitais, com essas novas unidades, conseguimos ampliar a cobertura de atenção primária na nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

27.06.24 - Prefeitura de Manaus entrega mais uma unidade de grande porte e amplia acesso à saúde

A unidade está localizada na rua Leblon, no conjunto residencial Viver Melhor 3, bairro Cidade de Deus, e tem 1.200 metros quadrados de área construída, com 59 ambientes distribuídos em dois pisos. Construída no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos de R$ 6,1 milhões em obras e equipamentos, é a sexta estrutura de grande porte entregue na atual gestão municipal, que chega ao total de 77 unidades revitalizadas, reformadas ou construídas na área da saúde.

A nova USF vai oferecer a carteira completa de serviços da Atenção Primária e o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) será feito por quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (e-SF) e quatro equipes de Saúde Bucal (e-SB), compostas por médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnico de enfermagem, técnico em saúde bucal e agente comunitário de saúde, como explicou o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho.

“Com esta inauguração, essa área se encontra com 76,7% de cobertura, segundo metodologia de cálculo determinada pelo Ministério da Saúde. A cobertura aumentada traz em si uma carteira de serviço gigante da atenção primária à saúde. Então, aqui tem atendimentos, consulta com clínico geral, atendimento de enfermagem, sala de vacinação, uma gama de serviços que a gente entrega à população junto com uma estrutura como essa”, completou Coelho.

Além disso, a unidade vai oferecer os programas de tuberculose e hanseníase e o ambulatório de Seguimento do Bebê de Risco, realizando, ainda, exames como o preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites, e exames laboratoriais.

Ambientes

A nova USF conta com oito consultórios clínicos, quatro consultórios odontológicos, consultório farmacêutico, farmácia, recepção, auditório, duas salas de espera, salas para procedimentos, inalação, preparo, vacina, curativo, observação e escuta qualificada, além de salas para esterilização, lavagem e desinfecção, espaços administrativos, sala multiprofissional e para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), almoxarifado, copa e vestiários.

Visando o adequado acesso das pessoas com deficiência aos serviços de saúde, a USF conta com rampa para facilitar a movimentação entre os pavimentos, banheiros para PcD, masculino e feminino, entre outros dispositivos de acessibilidade.

Pacote de Obras

Com a inauguração da nova estrutura, a rede municipal de saúde passa a contar com seis unidades de porte 4. Além da USF Prefeito Manoel Henriques Ribeiro, já estão em funcionamento as USFs Prefeito Amazonino Mendes, no bairro Lago Azul, e a Prefeito Frank Abrahim Lima, no Novo Aleixo, ambas na zona Norte; Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste; e Benedito Batista de Almeida, no bairro São Francisco, na zona Sul, totalmente construídas na atual gestão. A prefeitura também concluiu e entregou a USF Desembargador Fábio do Couto Vale, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

As estruturas nesse modelo fazem parte do pacote de obras da saúde municipal, que contempla 13 unidades de porte 4. As outras oito já estão sendo construídas, assim como uma unidade de porte 3. Além dessas, 12 construções e reformas e 11 revitalizações de unidades de menor porte estão em andamento, totalizando 32 obras em curso.


Texto – Beathriz Torres / Semcom e Andréa Arruda /Semsa
Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom

#semsa #pmm #sus #manausamazonas

Postagens relacionadas

Roberto Cidade é autor de leis que reforçam a importância da alfabetização no Amazonas

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus prorroga prazo para habilitação de OSCs em edital até dia 16 de fevereiro

Jamil Maciel

Governador Wilson Lima lança o Bolsa Esporte Estadual para incentivar esporte da base ao alto rendimento

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights