A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e de Promoção da Igualdade Racial (Semuripir), formalizou, nesta segunda-feira, 9/12, a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), do Ministério da Igualdade Racial. A assinatura do Termo de Adesão aconteceu no Casarão de Inovação Cassina, no centro histórico.
O evento contou com a participação do titular da Semuripir, Walfran Torres, acompanhado de uma comitiva de diretores e assessores dos ministérios da Igualdade Racial, representado pela diretora de articulação interfederativa Isadora Bispo, e de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, representado pela assessora de participação social e diversidade Lazara Carvalho.
Foi sancionado, em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.888, que instituiu o Sinapir para atuar como forma de organização e articulação voltados à implementação do conjunto de políticas e de serviços direcionados para superação do racismo em todo território nacional.
O secretário Walfran Torres, titular do Semuripir, disse que a adesão ao Sinapir é um momento histórico, resultado de uma iniciativa do prefeito David Almeida, que entendeu que a criação de uma pasta para a igualdade racial geraria desenvolvimento de políticas públicas na capital.
“A adesão, hoje, ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, coloca Manaus em uma posição onde nós conseguimos estreitar a distância com o poder central. E isso implica recursos em programas, em projetos, que vão nos ajudar a atenuar a questão do racismo em Manaus. Era um clamor de movimentos que antes viviam no ponto cego do poder”, destacou.
Na ocasião, também ocorreu o “Encontro para Políticas de Promoção da Igualdade Racial”, com a presença de diversas organizações étnico-raciais. Momento simbólico para o movimento, diante da recente criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, de iniciativa do Executivo municipal.
O encontro definiu as entidades que compõem o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que decidiram, de forma unânime, autorizar a adesão da capital amazonense ao Sinapir.
A diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, contou que o Sinapir é um sistema que trabalha com diversas políticas públicas para combater o racismo e lutar pelo estabelecimento da igualdade para a sociedade, para as pessoas pretas, pardas e indígenas.
“A Amazônia, como toda, tem mais de 77% de pessoas autodeclaradas pretas e pardas. E nós também temos aqui a questão indígena, que é muito forte. Então, é preciso a gente estar envolvido com esse sistema, para que a gente consiga trabalhar com as políticas públicas e trazer o pé de igualdade que a gente tanto precisa para ter a sociedade justa que a gente tanto sonha”, contou.
O cacique Marlon Kokama destacou que a adesão ao Sinapir é uma importante iniciativa da Prefeitura de Manaus para garantir vez e voz aos povos originários. “A Prefeitura de Manaus deu um pontapé inicial, não somente na adesão, como ao Conselho e toda a participação da Secretaria Municipal de Igualdade Racial. Então, dentro desse contexto, para nós, é uma grande representatividade. Manaus nunca teve isso. Então, exatamente essa adesão de hoje é vez e voz aos povos indígenas”, destacou o cacique.
Representando os Povos de Terreiro e Religiosidade de Matriz Africana, Jeferson Aganju, também ressaltou a relevância dessa adesão. “É de suma importância para povos de matriz africana, povos de terreiro e religiosidade de matriz africana, porque a partir dessa adesão que está acontecendo, vêm políticas públicas para favorecer e ajudar o povo de matriz africana”, destacou.
Após esta etapa, o termo de adesão ao Sinapir será assinado pelo prefeito David Almeida e pela ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco.