EDUCAÇÃO MANAUS

Prefeitura de Manaus anuncia resultado de chamada pública da agricultura familiar para alimentação escolar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou, nesta segunda-feira, 22/11, o resultado da chamada pública com a aprovação da Associação de Agricultores, Piscicultores e Agroindústria de Polpa de Frutas da comunidade São Sebastião II, para o fornecimento dos gêneros alimentícios da agricultura familiar para as escolas municipais. Os itens correspondem às exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), no prazo de 12 meses.

O fornecimento vai atender toda rede municipal de ensino com 36 itens que compõem o cardápio da merenda escolar até o final deste ano e o primeiro semestre do ano letivo de 2022.

A entrega dos envelopes aconteceu no período de 25 de outubro a 16 de novembro. A abertura foi realizada na quarta-feira, 17, com a participação de 26 projetos, entre cooperativas e associações que trabalham com agricultura familiar.

O presidente da Comissão da Chamada Pública e diretor de logística da Infralog da Semed, Mário Jorge de Paula, falou sobre a importância da chamada pública para a aquisição dos gêneros alimentícios.

“É um momento muito importante para toda a Semed e a Prefeitura de Manaus em geral, porque visa garantir a segurança alimentar das crianças, que é mais um avanço na gestão do prefeito David Almeida. Estamos fazendo essas aquisições para este final de ano e para o começo do exercício de 2022 com a agricultura familiar e com todos esses agricultores. Além de fomentar a agricultura do município e territórios próximos, vai garantir uma alimentação muito mais saudável para toda nossa rede de ensino”, contou.

Para o presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município de Manaus, Marcus Libório, a entidade acompanhou de perto a chamada, para ter conhecimento sobre os novos fornecedores, que vão oferecer os itens para os alunos de toda rede de ensino.

“A finalidade do conselho é no sentido de acompanhar o processo, no que diz respeito aos gêneros alimentícios, que são parte da merenda escolar. São atribuições inerentes ao conselho, que é acompanhar e fiscalizar de forma transparente todo esse processo. A alimentação saudável faz parte da merenda escolar, e é muito importante no processo de ensino aprendizagem”, concluiu.

Com total de 57 membros, a Associação de Agricultores, Piscicultores e Agroindústria de Polpa de Frutas da comunidade São Sebastião II já fornece os produtos da merenda escolar.

“A gente sabe do dia a dia do agricultor e do produtor lá no campo e a necessidade que tem de escoar a produção e vender seus produtos. Nosso trabalho aqui na cidade é correr atrás de garantir isso. Eu fico muito contente em saber que nossa associação foi contemplada e o objetivo será sempre esse, levar as merendas para as mesas das nossas escolas e assegurar o emprego e renda para as famílias desses agricultores”, salientou o presidente da Associação, Josimar de Oliveira Peixoto.

Fonte: SEMED

Foto: Alex Pazzuelo

Postagens relacionadas

Fiscalização da prefeitura ordena o trânsito na zona Leste

Jamil Maciel

Intervenções da Prefeitura de Manaus do programa ‘Nosso Centro’ avançam com demolição e limpeza na fachada de casarão histórico

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus abre novo serviço de inserção de DIU na USF Frei Valério, na zona Norte

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights