AMAZONAS MANAUS POLÍTICA SAÚDE

Prefeitura de Manaus atualiza dados sobre cenário epidemiológico das arboviroses na capital

A Prefeitura de Manaus divulgou uma nova edição do Informe Epidemiológico das Arboviroses, com dados atualizados sobre os casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro. O informe foi divulgado nesta segunda-feira, 10 de março, e apresenta informações referentes à semana epidemiológica 10, que abrange o período de 2 a 8 de março. Durante esse intervalo, foram confirmados quatro casos de dengue. Não houve registros de zika, chikungunya, oropouche e mayaro.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que o informe semanal da Semsa tem como objetivo orientar as ações de saúde pública no combate e controle das arboviroses. Ela ressalta, no entanto, que a participação da população é fundamental. “É essencial que todos adotem medidas para eliminar os focos do Aedes e de outros mosquitos transmissores de doenças. Essa é a maneira mais eficaz de mudar o cenário epidemiológico”, afirma.

Shádia também menciona que as equipes da Semsa realizam um trabalho contínuo de educação em saúde, buscando sensibilizar a população sobre a importância da união no combate às arboviroses.

“Uma ação simples, como a estratégia ‘Check List 10 Minutos’, que consiste em uma verificação semanal para eliminar o acúmulo de água,  tem um impacto positivo gigantesco na proteção de todos”, acrescenta.

Dados

Os números do Informe de Arboviroses revelam que, em 2025, a Semsa notificou 879 casos de dengue, com 312 confirmações. Os dados mais recentes indicam que foram notificados 68 casos de chikungunya, sem confirmações na última semana. O total de casos confirmados de chikungunya em 2025 é de 13. Quanto ao zika vírus, foram registradas 16 notificações, também sem confirmações. Não houve notificações de arboviroses oropouche e mayaro no período analisado, mas até a última publicação, cinco casos da febre de Mayaro foram confirmados por critério laboratorial.

O Informe Epidemiológico da Semsa é gerado a partir de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Ministério da Saúde. Essa iniciativa faz parte das estratégias da Prefeitura de Manaus para fortalecer a vigilância epidemiológica e o controle de doenças transmitidas por mosquitos.

As edições do informe municipal estão disponíveis em www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica

— — —

Texto – Divulgação/ Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Postagens relacionadas

Saúde no interior: capacitações fazem evoluir indicadores de desempenho da Atenção Primária no Amazonas

Vilhena

Escola do Legislativo da Aleam divulga cronograma de cursos

Vilhena

Governo recebe parecer favorável da Secretaria do Tesouro Nacional à operação de crédito para implantação do Prosai Parintins

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights