AMAZONAS INFRAESTRUTURA MANAUS POLÍTICA

Prefeitura de Manaus e Suframa firmam parceria para otimizar fluxo de veículos no Distrito Industrial

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira, 11/3, a segunda reunião com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para discutir melhorias no fluxo de veículos no Distrito Industrial. O encontro contou com a participação de representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), e dos portos Chibatão e Super Terminais.

Durante a reunião, foi firmada uma parceria entre o IMMU e a Suframa, por meio da qual a autarquia cederá uma área no Distrito Industrial para funcionar como parqueamento de veículos de grande porte apreendidos durante fiscalização. A medida visa otimizar as operações, garantindo maior fluidez ao tráfego local.

Além disso, as empresas Chibatão e Super Terminais também aderiram à iniciativa e disponibilizarão dois cavalos mecânicos para auxiliar na remoção desses veículos, facilitando as operações de fiscalização.

Outra ação acordada foi a intensificação do Programa Condutor Consciente, iniciativa do IMMU voltada para a sensibilização de condutores profissionais e não profissionais, promovendo a atualização de conhecimentos sobre a legislação de trânsito e contribuindo para um tráfego mais seguro e organizado.

A engenharia de trânsito do IMMU será acionada para realizar um estudo técnico sobre a trafegabilidade e melhorias na sinalização na área do porto Chibatão. As empresas portuárias acordaram com o IMMU a realização de fiscalizações dentro dos pátios dos portos, além do compromisso do órgão em reforçar a fiscalização nos horários de pico, reduzindo acidentes e melhorando a mobilidade na região.

O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, destacou a importância da reunião e os avanços conquistados.

“Uma reunião muito produtiva com diversos encaminhamentos para serem colocados em prática, a fim de melhorar o fluxo e o transporte dessas carretas no Distrito Industrial e também em toda Manaus”, afirmou Flores.

Essas ações são fundamentais para garantir a fluidez no Distrito Industrial, que tem papel estratégico na economia de Manaus. Em 2024, o setor movimentou cerca de 829 mil contêineres, este ano, a previsão do setor é chegar a 1 milhão em circulação de contêineres, a indústria é responsável por grande parte da receita municipal.

Para dar continuidade ao diálogo e à implementação dessas medidas, o IMMU participará da Reunião Ordinária de Diretoria do Cieam, no próximo dia 26 de março, fortalecendo o compromisso com a melhoria da mobilidade urbana e a segurança viária na capital amazonense.

— — —

Texto – Naira Nascimento / IMMU

Foto – Karol Silva / IMMU

Postagens relacionadas

Abertas as inscrições para submissão de artigos científicos para Revista Jurídica do MPAM

Paulo Apurina

Prefeitura altera trânsito na Bola do Produtor para avanço nas obras do viaduto Rei Pelé

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus promove 2.250 vistorias em campo para regularização fundiária em sete bairros e comunidades

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights