Para apoiar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, com o objetivo de levar qualidade de vida aos estudantes do ensino básico, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) repassou à Secretaria Municipal de Educação (Semed), equipamentos de proteção individual, termômetros e testes para Covid-19. A entrega simbólica do material, que será utilizado a partir de 2022, foi feita na manhã desta sexta-feira, 17/12, com a presença de servidores e dos secretários Shádia Fraxe (Saúde) e Pauderney Avelino (Educação).
Foi repassado pela Semsa o total de mil unidades de termômetro digital infravermelho, 50 mil testes rápidos de antígeno para Covid-19, 1.860 caixas de luvas e 42,8 mil caixas de máscaras descartáveis, adquiridas especificamente para o programa. Além disso, foram repassados à Semed, 4,4 mil aventais e 472 mil máscaras de tecido que haviam sido recebidas pela Semsa como doação.
A secretária Shádia Fraxe destacou a importância dos itens para o trabalho de promoção à saúde desenvolvido pelos profissionais da Semsa e da Semed na rede municipal de educação. Ela disse que, tanto os equipamentos de proteção individual quanto os termômetros e os testes irão contribuir para a segurança de estudantes, professores e gestores das escolas municipais, conforme determina o prefeito David Almeida.
“As medidas de proteção à saúde das nossas crianças continuam a ser prioridade dentro desse cenário de pandemia. Além disso, as medidas de prevenção à Covid são úteis para evitar outras síndromes gripais, especialmente durante o inverno amazônico”.
Shádia frisou que as atividades de prevenção promovidas pelo PSE têm a função não apenas de prevenir doenças, mas também de educar as crianças quanto à necessidade do autocuidado e de estimulá-las a levar o conhecimento adquirido para a casa, como multiplicadoras de boas práticas em saúde. Para a secretária, o programa é um dos melhores exemplos da soma de esforços para um fim coletivo.
“Esse trabalho reforça a importância da parceria institucional das secretarias de Saúde e de Educação com os estudantes e suas famílias e contribui de forma muito significativa para a preparação de novas gerações comprometidas com a saúde e a qualidade de vida”.
O secretário Pauderney Avelino também ressaltou a relevância da parceria entre as áreas da Saúde e da Educação e garantiu que o trabalho será reforçado em 2022 como medida de apoio à educação integral. “Essa parceria é a marca registrada da gestão do prefeito David Almeida e já estamos trabalhando nas estratégias para o próximo ano”.
Além da Covid-19 e de outras síndromes gripais, o PSE desenvolve atividades educativas em diversas vertentes e atua na identificação de doenças como as parasitológicas, a hanseníase e a dengue, na orientação da saúde bucal e, entre outras linhas de ação, orienta os estudantes quanto às medidas de fortalecimento geral da saúde. O programa visa a formação integral dos estudantes do ensino básico, oferecendo promoção, prevenção e atenção à saúde.
Fonte: SEMSA
Foto: Cleomir Santos