EDUCAÇÃO

Prefeitura de Manaus inaugura creche municipal Severo Câmara no residencial Viver Melhor 3

Com o número de vagas dobrando em três anos de administração, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou, nesta quinta-feira, 18/4, a creche municipal Severo Câmara. Esta é a 5ª unidade na gestão do prefeito David Almeida, que visa uma educação de qualidade em Manaus. A nova unidade de ensino está localizada na rua Cachoeira de Santa Rita, s/nº, residencial Viver Melhor 3, bairro Cidade de Deus, zona Norte da cidade.

O prédio, voltado à educação infantil, conta com o total de 18 professoras e 204 crianças matriculadas, sendo 84 crianças, de forma integral, no maternal 1 e 2, e 120 alunos no maternal 3, nos turnos matutino e vespertino.

“Essa inauguração foi abençoada com essa chuva, quando a gente pode verificar a situação dos telhados e, pelo o que vi, não tem uma goteira e assim é em todas as unidades de ensino que estamos inaugurando. Com essa e mais duas creches que ainda vamos entregar, dobramos o número de vagas que foi oferecido nas outras gestões. Nosso objetivo sempre será oferecer um ambiente escolar e um ensino de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito David Almeida.

Para atender as crianças da área, a nova unidade da educação infantil segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), “Tipo B”, desenvolvido pelo programa do governo federal “Pró Infância”, e conta com nove salas de referências, pátio coberto, oito solários com pátios externos, oito banheiros, jardim, espaço para playground, cozinha, dois vestiários, dispensa, buffet, dois fraldários, lactários, seis salas de repouso, rouparia, lavanderia, copa, área de serviço externo, diretoria, secretaria, sala de professoras, recepção, almoxarifado e estacionamento.

“A Semed tem o privilégio de receber crianças, a partir de 1 ano de idade e, com isso, iniciar o processo de ensino-aprendizagem que vai durar a vida toda. Esse espaço é um sonho dessa comunidade, que, agora, tem onde deixar os filhos, sabendo que estão em um local seguro, com profissionais capacitados e responsáveis”, disse o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar.

Com a inauguração do espaço, as famílias poderão deixar as crianças em ambiente seguro e de aprendizagem, como é o caso da operadora de caixa Iara Cabral, mãe da pequena Kiara Perez, de 2 anos. “Antes eu precisava deixar minha filha com a minha mãe, sabia que ela era muito bem tratada, mas, muitas vezes, minha mãe ficava empatada de fazer as coisas dela e, agora, vamos poder fazer nossas atividades, sabendo que a Kiara está em um local seguro e que o pedagógico dela está sendo desenvolvido”, afirmou a mãe.

Sobre o homenageado

Severo Câmara, filho de Luís Firmino Câmara e Adelaide Severiana Câmara, nasceu em 15 de outubro de 1930, na cidade de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Mudou-se aos 11 anos de idade com sua família para o território do Acre, em 1943, e ali trabalhou, desde muito jovem, na construção de estradas que tiravam as comunidades do isolamento. Foi fotógrafo profissional, mantendo um estúdio na cidade de Rio Branco.

Chegou ao Amazonas em 1965, e sempre trabalhou na ajuda aos irmãos carentes e na construção do templo no bairro São Francisco, onde foi dirigente da congregação e manteve um lar para pessoas desamparadas, como viúvas e idosos sem famílias. O local trazia acolhimento e vida com dignidade para os albergados, construiu a igreja em Rio Preto da Eva e doou o terreno da Assembleia de Deus, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

Na década de 1970, periodicamente, realizava, aos domingos, trabalho social no antigo leprosário, hoje o bairro Colônia Antônio Aleixo, Severo arrecadava alimentos, roupas, calçados, brinquedos e, junto aos irmãos da igreja, fazia um trabalho de amor ao próximo.

Foi consagrado pastor em 1978, pela igreja Assembleia de Deus, no Acre. Atuou como pastor em Senador Guiomard e Brasiléia. Como pai, Severo foi alguém que ensinou seus filhos a se dedicarem com toda a força para o sucesso de suas missões.

O filho do homenageado, Jonatas Câmara, falou da luta do pai pelos menos favorecidos. “Meu pai sempre foi um homem íntegro, que lutava pelos outros e que, antes de partir desta vida, deixou todas as suas contas pagas, porque não queria prejudicar ninguém. Eu tenho a mais absoluta certeza que ele está muito feliz com essa homenagem e com esse espaço que vai mudar a vida de muitas famílias”, agradeceu Jonatas.

Fonte: Semed

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

EDUCAÇÃO – Prefeito David Almeida fiscaliza revitalização de creche na zona norte e anuncia mais de 4 mil novas vagas

Paulo Apurina

FNDE prorroga prazo para renovação de financiamento do Fies

Paulo Apurina

Prefeito David Almeida assina nomeação de 566 aprovados no concurso da Semed e zera cadastro reserva

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights