MANAUS

Prefeitura de Manaus inaugura mais uma unidade do “Prato do Povo” na zona Leste

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quarta-feira, 3/4, a terceira unidade “Prato do Povo” da capital, desta vez localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste. A iniciativa, que integra as ações do programa “Manaus sem Fome”, lançado em dezembro do ano passado, visa proporcionar alimentação saudável e acessível para a população. A iniciativa é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Saullo Vianna.

Com a inauguração desta terceira unidade, o programa “Prato do Povo” amplia sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade com a distribuição de mais de mil refeições gratuitas por dia. Além disso, a presença do programa em diferentes regiões da cidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.

“Estamos passando por um salto na qualidade dos serviços à população que merece ser destacado e com louvor: agora, mais mil pessoas terão acesso, todos os dias, a uma alimentação de qualidade, estamos concluindo agora o processo de revitalização de nossos equipamentos de atendimento socioassistencial, além de uma taxa de atualização cadastral no Cadastro Único de 92% em uma cidade que nunca havia passado dos 40%. Não é pouco o trabalho realizado para atender à população carente de Manaus”, destacou David Almeida.

Atualmente, a capital amazonense conta com seis Cozinhas Comunitárias que fornecem 1,2 mil refeições gratuitas diariamente e dois Restaurantes Populares que fornecem 850 refeições diariamente ao preço de R$ 1. Com a inauguração da nova unidade, o município servirá quase 100 mil refeições por mês, tendo como principal público alvo famílias em situação de vulnerabilidade social.

O titular da Semasc, Eduardo Lucas, ressaltou que esta ainda é uma fase inicial de um trabalho a longo prazo que visa alterar o panorama geral da segurança alimentar e nutricional do município, historicamente afetado pela fome. Por meio do programa “Manaus Sem Fome”, a capital irá receber mais oito unidades do “Prato do Povo”, as seis cozinhas comunitárias existentes serão revitalizadas e mais duas serão construídas, além da inauguração e implementação do primeiro “Banco Municipal de Alimentos”, entre outras ações.

“Manaus, assim como muitas cidades da região Norte do país, ainda possui números muito preocupantes quando falamos de segurança alimentar e nutricional e por isso, estamos muito felizes em dar continuidade a este projeto que mudará a vida de milhares de famílias não apenas aqui na zona Leste, mas em todo o território da cidade. O que estamos fazendo não é pouco, mas o verdadeiro trabalho está só começando”, afirmou.

De acordo com Julianna Diz, diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc, o novo equipamento também marca um novo cenário para a cobertura socioassistencial do bairro Colônia Antônio Aleixo como um todo ao garantir que as famílias do território terão acesso à alimentação necessária.

“É uma alimentação desenvolvida com o apoio e acompanhamento de nutricionistas, balanceada, saudável, rica em nutrientes e, acima de tudo, de qualidade. É tendo acesso a esse serviço que o cidadão poderá ter forças para estudar, trabalhar, se locomover em busca de outros serviços necessários, entre muitas outras coisas. Este é um direito básico, que todos devem ter acesso e que estamos trabalhando para garantir que assim seja”, frisou.

A dona de casa Maria Marinho, 53, foi uma das primeiras comunitárias a experimentar o cardápio do novo espaço. Acompanhada da filha, Maria relatou uma certa dificuldade para encontrar as palavras certas para descrever sua emoção. “Ninguém nunca havia lembrado do nosso bairro, muito menos para trazer um restaurante gratuito para cá. É maravilhoso, simplesmente maravilhoso, então só tenho a agradecer ao Prefeito e sua equipe. Eu, como mãe, avó e dona de casa, só tenho a agradecer mesmo”, concluiu.

– – –
Texto – Guilherme Pacheco / Semasc
Fotos – João Viana /Semcom

#cidadania #pratodopovo #pmm #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Prefeito de Manaus, David Almeida, testa positivo para Covid-19

Paulo Apurina

TRIBUTOS – Prefeitura de Manaus reforça que contribuinte deve emitir nova guia de pagamento do IPTU 2023

Vilhena

Governo do Estado completa a primeira fase do programa Ilumina+ Amazonas com implantação de LED em Anori

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights