AMAZONAS ECONOMIA MANAUS POLÍTICA

Prefeitura de Manaus lança programa Dívida Zero de regularização fiscal com descontos de até 100% em juros e multas

Prefeitura de Manaus anunciou um novo programa “Dívida Zero” de regularização fiscal que oferece descontos vantajosos para contribuintes com débitos inscritos na Dívida Ativa do Município. O programa passa a valer a partir desta segunda-feira, 17/3, e terá vigência até o dia 30/5. Para adesão e mais informações, o cidadão poderá acessar o portal de serviços da Prefeitura de Manaus: manausatende.manaus.am.gov.br.

O Edital de Transação por Adesão nº 01/2025 da Procuradoria-Geral do Município (PGM), publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na última sexta-feira, 14/3, estabelece condições especiais para a quitação de impostos e taxas municipais em atraso.

A iniciativa permite a regularização de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o Imposto sobre Serviço Retido na Fonte (ISSRF), Multas por Infração à Legislação Tributária (MIF), Taxa de Verificação de Funcionamento (TVF) e Taxa de Localização (TL).

O procurador-geral do Município de Manaus, Rafael Lins Bertazzo, destacou a importância do programa para a recuperação de créditos municipais e para a regularização dos contribuintes inadimplentes. “Essa é uma oportunidade única para os cidadãos e empresas ajustarem suas pendências, garantindo descontos expressivos e evitando complicações futuras”, afirmou.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Manaus busca modernizar o processo de cobrança de tributos e facilitar a vida dos contribuintes, ao mesmo tempo em que reforça a arrecadação municipal para investimentos na cidade.

Descontos

Os descontos concedidos variam conforme a forma de pagamento escolhida. Quem optar pela quitação à vista terá 100% de desconto sobre juros e multas. Para aqueles que preferirem parcelar a dívida, os descontos serão escalonados: 90% para pagamentos entre 2 e 12 parcelas; 80% para pagamentos entre 13 e 24 parcelas; 70% para pagamentos entre 25 e 36 parcelas; 60% para pagamentos entre 37 e 60 parcelas.

No caso de débitos já ajuizados em execução fiscal, a prefeitura também oferece condições especiais, garantindo descontos semelhantes aos mencionados acima, mas permitindo um pagamento à vista ou em até três parcelas com redução total dos juros e multas.

Parcelas

O programa estabelece que o valor mínimo das parcelas será de meia Unidade Fiscal do Município (UFM) para pessoas físicas e profissionais autônomos, uma UFM para empresas optantes pelo Simples Nacional e duas UFMs para as demais pessoas jurídicas. O atraso no pagamento pode resultar na rescisão do acordo e na retomada da cobrança integral da dívida.

Quem aderir o programa e realizar parcelamento, a segunda e seguintes parcelas estarão disponíveis no portal Manaus Atende, a partir da consulta de débitos em aberto, opção “Pagamentos de Tributos” (https://semefatende.manaus.am.gov.br/pagamento-de-tributos).

— — —

Texto – Anderson Farias/Semef

Foto – Arquivo/Semcom (em anexo)

Postagens relacionadas

Sob o comando de Adjuto Afonso, Suframa recebe homenagem pelos 58 anos em Sessão Especial na Aleam

Paulo Apurina

Presidente da CMM assume como prefeito de Manaus em exercício

Vilhena

Novo sistema de emissão de alvará da Prefeitura de Manaus anuncia revolução na construção civil

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights