AMAZONAS

Prefeitura de Manaus leva vacinação contra a Covid-19 para adolescentes do Parque das Tribos

Até esta quinta-feira, 19/8, a Prefeitura de Manaus estará realizando a segunda etapa da ação de vacinação contra a Covid-19 na comunidade indígena Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste. Estarão recebendo a primeira dose do imunobiológico da Pfizer/BioNTech os adolescentes indígenas de 12 a 17 anos, que vivem no contexto urbano da capital.

A ação integra as estratégias diferenciadas de atenção e vigilância à saúde indígena que já vêm sendo efetivadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) naquela área, para facilitar o acesso dos moradores à imunização, visando reduzir os riscos de disseminação e os impactos da doença entre os indígenas.

“Temos um grande número de etnias vivendo naquela área, cada uma com suas famílias, formadas por adultos, crianças e idosos, e para todos, a Semsa promove ações de saúde, principalmente de prevenção, respeitando os costumes e a cultura desses povos. É muito importante que eles também estejam protegidos dos efeitos do novo coronavírus”, destaca o prefeito David Almeida.

Para vacinar os jovens do Parque das Tribos, a Semsa estruturou dois pontos estratégicos para o atendimento, sendo um na Igreja Arcanjo Gabriel e o outro na Maloca dos Povos Indígenas.

Além do Parque das Tribos, a ação de vacinação abrange ainda as comunidades Jurupari e Waikiru, por meio de equipes volantes, permitindo maior acesso aos jovens e adolescentes indígenas, que residem nesses locais e que aguardam a vacina.

No primeiro dia de atendimento, em 10/8, jovens de 25 diferentes etnias já haviam recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19, entre elas os povos Mura, Kokama, Tikuna, Tucano, Baniwa, Mundurucu, Baré, Tariano, Apurinã, Arapasso, Saterê-Mauê, Kambeba, Dessana e Macuxi.

A ação é coordenada pelo Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste) com apoio do Núcleo de Saúde dos Grupos Especiais do Departamento de Atenção Primária da Semsa.

— — — 

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Foto – Camila Batista/ Arquivo Semsa

Postagens relacionadas

Wilson Lima vistoria obras do novo pavimento da Ponte Phelippe Daou e dos primeiros 34 quilômetros da AM-070

Paulo Apurina

Prefeito de Manaus Davi Almeida amplia em mais R$ 30 milhões orçamento de Manaus para 2022 com emendas da Aleam

Jamil Maciel

Campanha de vacinação em Manaus terá 39 pontos de atendimento na segunda-feira, 20

Paulo Apurina