AMAZONAS MANAUS POLÍTICA

Prefeitura de Manaus moderniza processo de contratação de estagiários 

Com o objeto de modernizar e tornar mais rápidos os procedimentos de contratação de estagiários do Programa Municipal de Estágio Remunerado (Pmer), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), passará a adotar, a partir do mês de junho deste ano, sem nenhum tipo de ônus, o sistema de assinatura eletrônica dos Termos de Compromisso de Estágio (TCE) e os Termos Aditivos (TA), documentação necessária para a formalização dos processos. Com a medida, o prazo para a assinatura do contrato reduzirá de 22 dias úteis para apenas duas horas.

Para isso, foi assinado, na manhã desta terça-feira, 28/5, no auditório da Casa Militar, na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste, um Termo de Compromisso de Assinatura Eletrônica, que oficializa a implementação do novo formato.

O subsecretário de Gestão de Processos da Semad, Márcio Meirelles, destacou a importância da contribuição dos estagiários nos processos de trabalho da administração municipal. Segundo ele, essa mudança representará, além de economia para o município, com a eliminação do uso de papel, a adequação a uma nova realidade.

“A utilização dessas tecnologias, que nós hoje estamos formalizando a adoção, com amparo legal, é um caminho sem volta, que vai possibilitar o aprimoramento da prestação dos serviços da gestão para as pessoas que precisam deles, com a colaboração desses futuros profissionais que, no estágio, se preparam para o mercado de trabalho”, disse Márcio.

Participaram da cerimônia, o subsecretário de Gestão de Processos da Semad, Márcio Meirelles; representantes dos institutos que fazem a integração de estagiários – Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee); Instituto Nacional Talentos de Inclusão Profissional (Intal); e o Instituto Trimonte de Desenvolvimento (ITD). Também estiveram presentes representantes de instituições de ensino e os estagiários que já participam do programa da prefeitura.

Processo

Para possibilitar a mudança no processo de assinatura, a equipe da Supervisão Geral de Estágio (SGE), do Departamento de Sistema de Gestão de Pessoas (DSGP), da Semad, realizou três reuniões setoriais para definir as etapas da mudança e discutir as adequações necessárias.

A partir daí, foi elaborado o Instrumento de Compromisso de Assinatura Eletrônica nos Termos de Compromisso de Estágio do Programa Municipal de Estágio Remunerado (Pmer) assinado nesta terça-feira. Ele define que a partir do mês de junho deste ano, os TCEs poderão ser assinados eletronicamente, sendo utilizada para isso qualquer plataforma, própria ou terceirizada, sem ônus para a Prefeitura de Manaus, que esteja conforme a legislação pertinente, oferecendo ambientes adequados para a assinatura de documentos eletrônicos.

Essa prerrogativa encontra respaldo no Artigo 2º, Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, que dispõe sobre o Âmbito de Aplicação e as Definições da Assinatura Eletrônica, bem como na Portaria MEC nº 360, de 18/5/2022, que versa sobre a Conversão do Acervo Acadêmico para o meio digital.

— — —

Texto – Sandra Monteiro/Semad

Fotos – Thelson Souza/Semad

#semadpmm #pmm #manausamazonas

Postagens relacionadas

Estudantes de escolas públicas de Manaus podem solicitar créditos da gratuidade do passe livre estudantil

Jamil Maciel

Lideranças indígenas da etnia Mura apoiam exploração de potássio em Autazes-AM

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus é pioneira na criação de Tarifas Sociais de água e esgoto, beneficiando mais de 650 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights