AMAZONAS

Prefeitura de Manaus oferece vacina contra a Covid-19 e outros serviços no Dia de Luta da População em Situação de Rua

No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, nesta quinta-feira, 19/8, a Prefeitura de Manaus promoveu ações de saúde e assistência social para este segmento da população, na praça da Matriz, Centro. A iniciativa, que reuniu as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), contou também com a participação de Organizações da Sociedade Civil (Oscs), e secretarias estaduais, com a proposta de sensibilizar a sociedade sobre as demandas do tema.

A programação da Semsa, além da oferta do imunizante contra a Covid-19, cuja aplicação chegou a 126 pessoas, até as 13h, contemplou o público-alvo com orientações sobre as formas de prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a importância da detecção da tuberculose, e distribuição de kits de higiene bucal.

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, assinalou que a iniciativa marcou um passo importante no fortalecimento da rede de proteção social para as pessoas em situação de rua e deu visibilidade às demandas desse segmento.

“É importante unir esforços para acolher as demandas desses grupos vulneráveis não só na saúde, mas em outras áreas também. São demandas complexas, que precisam de ações articuladas com outras instituições para garantir sua proteção”, frisou.

As atividades da área de saúde foram desenvolvidas pelas equipes do Consultório na Rua, serviço criado para ampliar o acesso das pessoas em situação de rua à rede de saúde. A equipe é formada por 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos. A ação contou com o apoio de dez trabalhadores da saúde do Distrito de Saúde Sul, somando 35 profissionais.

A gerente do Disa Sul, enfermeira Jucinara Rodrigues, explicou que o foco da ação foi a vacinação contra a Covid-19, que já alcançou mais de 500 pessoas desse público.

“Estamos realizando a vacinação e outras ações de saúde nos abrigos e nos pontos de acolhimento como a Igreja dos Remédios e em outros locais do Centro, que concentram parte expressiva dessa população. Já conseguimos vacinar mais de 500 pessoas em situação de rua contra a Covid-19, o que nos deixa felizes e nos motiva a continuar trabalhando, para que esses grupos tenham acesso à rede de saúde”.

O enfermeiro Wenderson Matos, responsável técnico dos grupos especiais do Disa Sul, explica que o trabalho da equipe do Consultório de Rua é realizado a partir de mapas de georreferenciamento que mostram os locais de maior concentração da população de rua. Praças, feiras, mercados e abrigos figuram como os de maior circulação.

“Este ano já realizamos mais de mil atendimentos entre consultas médicas e de enfermagem, psicológicas e de serviço social. É um trabalho que conta com a parceria da Semasc, que nos apoia muito com a abordagem”.

Assistência social

A Semasc levou equipes do Centro Pop e da abordagem social para atender as pessoas em situação de rua, além de orientar aos não usuários dos espaços socioassistenciais sobre o trabalho que é realizado nas unidades.

“As atividades realizadas aqui envolveram o trabalho articulado do poder municipal e estadual, e as organizações da sociedade civil que atuam junto às pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é dar visibilidade e mostrar à população as questões que envolvem esse público. Nesse período de pandemia, a situação de pobreza aumentou ainda mais e nós precisamos criar estratégias para o atendimento a essas pessoas”, declarou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

Entre as estratégias que estão sendo realizadas, tem a instalação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Ciamp), que acontece nesta sexta-feira, 20/8, a partir das 14h, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a participação de secretarias municipais e estaduais, conselhos de direitos, organizações da sociedade civil, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, entre outros.

VIA SEMCOM PMM

Postagens relacionadas

Prefeito David Almeida agradece governador Wilson Lima por parcerias para investimentos em Manaus

Paulo Apurina

Após dois anos, Governo do Estado anuncia retorno do Festival Folclórico do Amazonas

Paulo Apurina

Escola de Contas Públicas do TCE-AM abre ano letivo com palestrantes de renome nacional

Ivan Nobre