AMAZONAS BRASIL CULTURA MANAUS

Prefeitura de Manaus participa em Brasília da 4ª Conferência Nacional de Cultura

Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), está participando da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), aberta, nesta segunda-feira, 4/3, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A conferência se estenderá até a próxima sexta-feira, 8.

Representando a prefeitura, o presidente do Concultura, Neilo Batista, ressaltou a força do grande encontro da indústria cultural, que movimenta a economia criativa do país, na construção de políticas públicas culturais. “Estamos aqui, junto com os delegados escolhidos nas conferências municipais e estadual, desta vez, com a maior delegação da história do Amazonas, com 268 delegados. Aqui vamos contribuir com ideias e sugestões para a construção do novo Plano Nacional de Cultura, fundamental para gerir o Sistema Nacional de Cultura”, explicou.

Durante a tarde, foram realizadas as primeiras rodas de conversas setoriais abrindo o diálogo entre os diferentes setores da cultura brasileira.

A abertura oficial aconteceu às 18h (hora de Brasília), com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e convidados. Os shows do primeiro dia foram do cantor Ops (Criolina) e Fafá de Belém com Johnny Hooker, no palco diversidade, área interna do centro de convenções.

Consulta

Na ocasião, foi lançada, pelo Ministério da Cultura (MinC), uma consulta pública sobre o Plano Nacional de Cultura (PNC), com o objetivo de ouvir as expectativas das pessoas para o próximo Plano Nacional de Cultura, que será apresentado ao fim do encontro. Criado pela Lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010, o Plano Nacional de Cultura reúne princípios, objetivos, diretrizes, estratégias, ações e metas que orientam o poder público na formulação de políticas culturais.

O Plano vigente de 2010 a 2024 foi elaborado em 2005, após a realização de fóruns, seminários e consultas públicas com a sociedade civil. Com duração de dez anos, o PNC teve a sua vigência prorrogada duas vezes e tem validade até dezembro de 2024.

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI).

Texto – Cristóvão Nonato / Concultura

Fotos – Fábio Simões /Concultura

#4ªconferêncianacionaldecultura #concultura #manaus #amazonas #cultura #pmm #brasil

Postagens relacionadas

Governo do Estado autoriza mais de R$ 67 milhões em investimentos para infraestrutura, educação e setor primário

amazonaspix@gmail.com

Eleições 2022: Wilson Lima cresce e esquenta disputa para governo do Amazonas, diz Pontual Pesquisas

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus emite Nota sobre suspenção do TCE-AM de vendas de ingressos para o “#SouManaus Passo a Paço 2023”

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights