EDUCAÇÃO SAÚDE

Prefeitura de Manaus promove 1º curso de Formação em Educação Especial e Autismo

A Prefeitura de Manaus iniciou nesta segunda-feira, 16/5, o curso de Formação em Educação Especial e Autismo para assessores da modalidade que atuam em escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação segue até sexta-feira, 20/5. O primeiro dia de estudos ocorreu no auditório da Semed, zona Centro-Sul, e os demais serão na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Tecnologia, na avenida Darcy Vargas, zona Sul da capital.

A formação é promovida pela Gerência de Educação Especial (GEE) da Semed com o objetivo de proporcionar melhores condições ao ensino inclusivo aos profissionais que atuam na área. Somente a capacitação especializada pode obter resultados que efetivem possibilidades de aprendizagem aos alunos com deficiência.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, participou do encontro e destacou a preocupação que ela, como mãe, professora, avó e, principalmente, como cidadã, tem com a educação especial.

“Esse momento de aprendizagem é de suma importância e eu espero que vocês aproveitem ao máximo e levem todos os conhecimentos adquiridos aqui aos professores e mediadores. Trabalhar com a educação especial não é algo fácil e eu admiro demais quem escolheu se dedicar a essas crianças”, declarou a secretária.

O curso foi ministrado pela professora e doutora Caroline Kwee, consultora em Educação Especial e diretora da Associação Sensu Speciale no Amazonas, que falou sobre o aluno com transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual (DI), as etiologias, conceitos, características e diagnóstico.

“O poder de vontade da secretária Dulce é impressionante, em um momento de conversa, ela me convidou para ter esse momento com as professoras, na mesma hora minha cabeça encheu de ideias. Eu também tenho um filho de 30 anos que é autista e isso me deixa com mais bagagem para conversar e passar minhas experiências. Estou muito animada com esse encontro e espero contribuir bastante para que todos saiam daqui com muita vontade de fazer pelos alunos”, disse Caroline.

Os assessores repassarão todas as informações aos professores e mediadores que lidam diretamente com os alunos. “É com muita alegria que recebemos essa primeira capacitação, agradecemos muito o apoio recebido do prefeito David Almeida e da secretária, porque daqui vamos também capacitar os professores e os mediadores nas escolas e a experiência da Caroline é fundamental para isso”, completou a gerente da GEE, Francemary Maia de Lima.

Fonte: Semed

Foto: Eliton Santos

Postagens relacionadas

Agência sanitária inglesa destaca propagação da varíola dos macacos

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus deve emitir autorização à Fametro para fazer mapeamento de danos na Santa Casa de Misericórdia

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus participa de ação de conscientização com foco na saúde da mulher no Centro de Manaus

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights