MANAUS SAÚDE

Prefeitura de Manaus promove ação de saúde para comunitários da zona Sul neste sábado, 25/5

Como parte das estratégias para oportunizar e ampliar o acesso da população à assistência básica, a Prefeitura de Manaus promove uma ação de saúde dirigida aos comunitários da zona Sul, neste sábado, 25/5. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde (Disa) Sul, a atividade acontece na escola municipal Irmã Edelvira Esmeralda do Souto Cabral, na rua Dona Mimi, nº 1.320, bairro Morro da Liberdade, com a oferta de atendimentos e serviços da Atenção Primária à Saúde (APS).

Na ação, programada para ocorrer das 8h às 12h, as equipes da Semsa vão ofertar consultas médicas e de enfermagem, com solicitação de exames e encaminhamento para médicos especialistas, se necessário, além de serviços como coleta do exame preventivo do câncer do colo uterino, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação e atualização do cartão vacinal.

A ação de saúde vai acolher todos os públicos, de crianças a idosos e adultos, mulheres e homens, conforme explica a diretora do Disa Sul, Jucinara Rodrigues. “Pessoas que trabalham e não têm tempo de ir ou levar os filhos à unidade básica durante a semana poderão se consultar com o profissional de saúde, atualizar a carteira vacinal, fazer testes rápidos, entre outros atendimentos, na manhã deste sábado”, diz.

Para atendimento, os usuários devem se dirigir ao local em posse do documento oficial de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a atualização vacinal dos filhos, um dos pais ou um responsável deve acompanhar a criança e apresentar a carteira de vacina. O público também terá acesso a sessões de auriculoterapia e orientações sobre cuidados e higiene da boca, com distribuição de kits de saúde bucal.

Jucinara informa que o atendimento aos usuários contará com mais de 50 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, vinculados à Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Luzia, da USF Lúcio Flávio Vasconcelos Dias e da clínica da família Antônio Reis, localizadas em bairros próximos do Morro da Liberdade.

Segundo a diretora do Disa Sul, a ação na escola Edelvira Cabral faz parte de planejamento da Semsa para reforço da atenção à saúde da população, sobretudo para usuários que vivem em locais distantes de unidades básicas ou com unidades em reforma. É o caso dos usuários da USF Morro da Liberdade, ela aponta, atualmente referenciados para atendimento em pontos de bairros vizinhos, enquanto a unidade segue em obras para ser reaberta, em breve, como unidade de porte 4.

“Dialogamos com os agentes comunitários de saúde e conselheiros de saúde da área, que indicaram a escola como ponto mais distante de outras unidades e com maior necessidade de reforço. E, após a ação, a depender da demanda, podemos retornar para mais atendimentos”, antecipa a gestora.

A ação deste sábado, complementa Jucinara, vai oportunizar ainda a atualização vacinal de alunos da escola Edelvira Cabral. “A unidade atende crianças em idade vacinal, na faixa etária até 5 anos. A gestora da escola já contatou os pais, e muitos vão levar suas filhas e filhos para receber as vacinas durante a programação”.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

#semsa #pmm #manausamazonas

Postagens relacionadas

Após ação da CMM, TJAM intima Amazonas Energia a prestar esclarecimentos sobre propaganda

Vilhena

Conselheiro do TCE-AM solicita informações da Semulsp sobre contrato de R$ 48 milhões

Vilhena

Prefeitura de Manaus injeta R$ 244,8 milhões na economia em dezembro com segunda parcela do 13º e salário dos servidores municipais ativos

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights