CULTURA MANAUS

Prefeitura de Manaus promove ação e cidadania e também apoia os festejos de São Sebastião no Puraquequara

Neste sábado, 20/1, além da ação do programa “Manaus Mais Cidadã”, que a Prefeitura de Manaus realizará, das 8h30 às 14h, na escola municipal São Sebastião, na rua Boa Vista, na Vila do Puraquequara, no bairro Puraquequara, zona Leste, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) também apoiará os festejos de São Sebastião na comunidade, que completa 112 anos.

A prefeitura entrará com apoio total de estrutura ao evento, como destaca o diretor-presidente da Manauscult, Reginei Rodrigues. “Os festejos são uma tradição centenária da comunidade do Puraquequara e a prefeitura tem esse compromisso, de dar suporte a eventos dessa natureza, eventos que são marcas registradas na cultura dessa comunidade, carregada de história e tradição”, afirmou.

Tradição

As festividades tiveram início em 20 de janeiro de 1918, quando um fervoroso devoto do santo, o senhor Abel Henrique, organizou a primeira festa em homenagem a São Sebastião, reunindo moradores da Vila do Puraquequara, que caminharam por horas ao longo das margens do rio.

Neste ano, os festejos começaram no dia 12/1, com a levantada do mastro, ato em que um tronco de madeira, depois de retirado da mata, é descascado e limpo, ornamentado com frutas, e fincado no chão em frente à Sede Social São Sebastião, seguindo a tradição com nove noites de novena até este sábado, 20.

A procissão terá início às 16h e sairá da Sede Social São Sebastião, localizada na rua de mesmo nome, percorrendo as ruas Santa Maria, ruas 3 e 4, rua Santa Luzia, retornando à sede social da comunidade. Na capela existente no local, às 17h, será celebrada a missa; às 18h acontece a derrubada do mastro; às 19h, a última novena dos festejos; e finalizando com a festa dançante marcada para começar às 20h.

A moradora da localidade, Nazaré dos Santos Sampaio, de 55 anos, conta que desde criança participa dos festejos com seus pais, mostrando a forte tradição do evento na vida dos moradores da Vila de Puraquequara.

“Aqui no Puraquequara, nós temos muita fé em São Sebastião, porque ele é muito milagroso. Quem precisa de São Sebastião e pede com fé, se estiver doente, necessitando de alguma coisa, você consegue. Muita gente já esteve em leito de morte e se levantou por meio das bênçãos de São Sebastião, que intercedeu junto a Jesus, e Ele nos deu a saúde”, conta a comunitária, que ainda agradece, emocionada, o apoio da gestão à festa, relatando que é a primeira vez que o evento recebe um forte suporte. “Eu agradeço essa ajuda ao nosso festejo, muito obrigada mesmo. Que Deus abençoe a todos”, disse.

Programação

Até as 14h, os moradores do Puraquequara e adjacências terão acesso aos serviços oferecidos gratuitamente pela prefeitura, no “Manaus Mais Cidadã”, ação coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que reúne todos os órgãos da estrutura municipal e instituições parceiras, para facilitar o acesso de pessoas que residem em áreas de vulnerabilidade social da cidade.

Fonte; Manauscult

Foto: Oliveira Junior 

Postagens relacionadas

Caio André determina que estatutários e comissionados batam ponto na CMM

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus terá 99 pontos de vacina durante o ‘Dia D’ de multivacinação no sábado, 11/6

Paulo Apurina

Com mais três edições, roteiro do ‘Vivendo o Nosso Centro’ amplia vagas para tour da prefeitura

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights