AMAZONAS CULTURA MANAUS POLÍTICA

Prefeitura de Manaus realiza ações inéditas com conquistas históricas para cultura e artistas locais

Gestão municipal registra conquistas históricas para a cultura e artistas locais

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), conquistou, nos últimos três anos, importantes avanços para os artistas locais. Entre os destaques, está a inclusão da capital no Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Governo Federal, alcançado a partir da criação do Plano Municipal de Cultura, que servirá como referência para as ações culturais da gestão pública municipal pelos próximos dez anos, e possibilita para a cidade receber recursos federais e definir políticas públicas estruturais na área.

De acordo com o prefeito Davi Almeida, a gestão não mediu esforços para capacitar e fortalecer os artistas locais.

“Em nossa gestão, cultura passou a ser tratada com total prioridade. Os artistas de Manaus passaram a receber todo apoio, seja na realização de eventos, na capacitação profissional, no reconhecimento por meio da criação e ampliação de premiações”, comentou.

Programas inéditos

Outra importante marca atingida é a formação de cerca de 10 mil artistas locais por meio da criação do programa “Manaus Faz Cultura”, com investimentos de mais de R$ 3 milhões, desde 2021. O programa beneficiou projetos culturais como oficinas, cursos, seminários, workshops, palestras, entre outras iniciativas.

Também inédito, o “Manaus Pró-Cultura” disponibilizou cursos e oficinas para capacitação de artistas em áreas como crítica cinematográfica para mulheres, introdução à dramaturgia e elaboração de projetos culturais.

O presidente do Concultura, Neilo Batista, destacou os números obtidos com as ações executadas pela atual gestão. “Só em 2023 o programa “Manaus Faz Cultura” beneficiou 100 projetos no valor individual de R$ 20 mil. Um prêmio que até 2021 não existia e mostra o investimento de primeira linha da prefeitura na cultura e para quem faz cultura em Manaus”, disse.

Outra medida inédita foi a realização da “Mostra de Arte Indígena de Manaus”, valorizando os povos originários, e a sanção da Lei nº 3.103, que instituiu o Dia Municipal da Poesia em 4 de setembro. A data é alusiva ao nascimento do poeta manauara Luiz Bacellar.

#concultura #snc #pmm #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Mais de 60% dos cartões do Auxílio Estadual foram entregues no Amazonas, afirma Wilson Lima

amazonaspix@gmail.com

Procon Manaus divulga nova pesquisa semanal de preços de combustível

Paulo Apurina

Prefeito David denuncia roubo de cabos no parque Gigantes da Floresta

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights