MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Manaus recupera área verde degradada na zona Norte da cidade

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou, ao longo dessa semana e encerrou nesta quinta-feira, 7/12, o plantio de mil mudas em área verde degradada, localizada na avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres), no bairro Nova Cidade, zona Norte da capital. A área, que recebeu o plantio, já sofreu diversas tentativas de ocupação irregular e teve a vegetação suprimida de forma ilegal.

A ação foi realizada com o apoio do professor Marcelo Gordo, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que é doutor em Zoologia e coordenador do Projeto Sauim-de-Coleira, desenvolvendo diversas ações de preservação da espécie.

“Estamos realizando uma atividade que visa à recuperação de área degradada, em parceria com o professor Marcelo Gordo, da Ufam. Além de recuperar a cobertura vegetal da área, busca-se como objetivo maior a conexão de fragmentos florestais, possibilitando o fluxo de fauna, como o sauim-de-coleira e outras espécies que habitam esses fragmentos. A maioria das espécies plantadas tem potencial de atratividade para a fauna, fazendo parte da dieta desses animais”, afirmou o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga.

Além das ações de plantio, Marcelo Gordo tem realizado a instalação de passarelas aéreas para fauna e trabalhado em parceria com a Semmas na indicação de áreas para plantio e de espécies nativas a serem utilizadas. O professor afirmou que a área deste plantio foi muito degradada.

“É importante para o sauim-de-coleira e outras espécies. A restauração da área é muito importante para se conseguir fazer a conexão com outras áreas próximas”, informou o professor.

Além do plantio neste local, foi realizada mais uma ação, com o plantio de 500 mudas, ao longo do Igarapé Goiabinha, no bairro Novo Aleixo. Ambas as áreas fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim de Manaus.

Fonte: Semmas

Foto: Taianna Castro

Postagens relacionadas

Prefeitura disponibiliza 36 pontos de coleta seletiva de lixo em Manaus

amazonaspix@gmail.com

Amazônia corre risco de entrar em colapso em 2050, diz artigo

Paulo Apurina

Governador Wilson Lima assina decreto que promove 89 servidores do Ipaam

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights