AMAZONAS MANAUS POLÍTICA

Prefeitura de Manaus reinaugura policlínica Castelo Branco e reforça atendimentos especializados

Avançando no plano de ampliação e melhoria da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Prefeitura de Manaus reinaugurou, nesta quinta-feira, 4/7, a policlínica Castelo Branco, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, na zona Centro-sul da capital. O espaço é referência por oferecer atendimentos especializados nas áreas de cardiologia, dermatologia, cirurgia vascular, ginecologia, mastologia, oftalmologia, pneumologia e ortopedia, totalizando mais de 12 mil procedimentos mensais.

Durante a reinauguração, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou os grandes avanços realizados pela atual gestão municipal na pasta da saúde, fortalecendo a atenção básica e permitindo que a Prefeitura de Manaus invista em atendimentos de média complexidade.

04.07.24 - Prefeitura de Manaus entrega policlínica Castelo Branco totalmente reformada .

“Estamos entregando hoje a policlínica Castelo Branco totalmente reformada, revitalizada, ampliada e preparada para melhor atender a população e digna para os nossos servidores. Com isso, a gente avança nos atendimentos das especialidades de média complexidade com mamógrafos, ultrassonografias, pequenas cirurgias dermatológicas, entre outras. São nove especialidades, 15 equipes multidisciplinares, tudo para auxiliar no avanço da saúde da cidade de Manaus. Devo lembrar que essa entrega é fruto de emendas parlamentares do ex-deputado Marcelo Ramos e agradeço em nome da população”, afirmou Almeida.

Além das consultas em diferentes especialidades e da realização de exames laboratoriais, eletrocardiograma e ultrassonografias diversas, a unidade passa a oferecer novos serviços, que incluem consultas médicas na área de otorrinolaringologia, pequenas cirurgias dermatológicas e mamografia 3D, com imagem tridimensional, possibilitando a detecção precoce de lesões precursoras do câncer de mama.

O novo exame reforça a atenção à saúde da mulher que já era oferecida na policlínica por meio do Serviço de Diagnóstico de Câncer do Colo do Útero (SRC) e do Serviço de Diagnóstico de Câncer de Mama (SDM), que permitem a identificação de suspeita ou confirmação desses dois tipos de câncer e o imediato encaminhamento da paciente para tratamento e acompanhamento na rede especializada.

A unidade também oferece consultas de enfermagem, consultas farmacêuticas, atendimentos em psicologia, serviço social e nutrição; atendimentos em fisioterapia geral; e dispensação de medicamentos.

O titular da Semsa, Djalma Coelho, explicou que a unidade de saúde entra em funcionamento já na próxima semana e irá seguir atendendo a população que é agendada por meio de encaminhamento. Para ele, esse é mais um passo dado para que a gestão possa realizar o sonho de construir o primeiro hospital municipal.

“Vale lembrar que aqui é um equipamento social de média e alta complexidades, não de atenção primária. Por isso, segue um fluxo de rede que requer o encaminhamento que é agendado através do Sistema de Regulação (Sisreg). A Semsa está contribuindo na média e alta complexidades, dando essa parcela de contribuição em várias especialidades e agora de forma mais acolhedora, humanizada, não só para o trabalhador, mas também para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que chega aqui e agora pode ser acomodado melhor”, destacou Djalma.

Obras

A intervenção na policlínica Castelo Branca permitiu que a unidade fosse ampliada em 179,95 metros quadrados, passando a ter 785,67 metros quadrados de área construída.

A unidade recebeu ambientes novos, como salas de lavagem e esterilização, e houve a ampliação e adequação de outros espaços, como recepção e farmácia. Também foram feitas a troca de cobertura da unidade, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, instalação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e pintura geral. Além disso, foi feita a reforma da subestação elétrica e adicionados um sistema de combate a incêndio e um instrumento para manobra da rede elétrica. 

— — —

Texto – Andréa Arruda/Semsa e Thiago Fernando/Semcom

Fotos – Antônio Pereira/Semcom

#semsa #pmm #manausamazonas

Postagens relacionadas

Presidente Lula chega ao Egito para visita oficial de dois dias

Paulo Apurina

Área ‘pedral’ na Ponta Negra é proibida para banho

Paulo Apurina

Em pouco mais de um ano, governo Wilson Lima reassenta mais de mil famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights