SAÚDE

Prefeitura de Manaus retoma o projeto ‘Cultura, Turismo e Lazer’ para idosos da Fundação Doutor Thomas

Após reestruturação, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), retomou, nesta terça-feira, 26/3, com o projeto “Cultura, Turismo e Lazer”, que visa levar os idosos para visitação de um ponto turístico da cidade uma vez por mês. Desta vez, os idosos institucionalizados da FDT foram conhecer o Museu da Cidade de Manaus (Muma), no Paço da Liberdade, localizado na rua Gabriel Salgado, no centro histórico, zona Sul.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, destacou a importância desse projeto na vida dos idosos institucionalizados.

“A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas, trabalha na assistência diária aos idosos residentes. Projetos como este não apenas proporcionam momentos de lazer e diversão, mas também promovem o bem-estar físico e mental, além de estimular a socialização e a integração da pessoa idosa atendida no Programa de Longa Permanência (ILPI)”, disse.

O projeto é realizado pela equipe multidisciplinar, que prepara um plano de logística detalhado, incluindo transporte, horários e refeições, equipe técnica e os profissionais responsáveis por acompanhar o passeio. Os idosos institucionalizados têm um calendário com várias visitas agendadas. A cada mês eles passeiam em um ponto turístico da cidade de Manaus.

As escolhas dos locais são feitas por meio de reuniões realizadas com os próprios idosos. É feita uma divisão de acordo com o grau de locomoção de cada um, para que todos possam ter o maior aproveitamento dos passeios. Para os idosos de alta dependência, que não podem sair da instituição, foi montado um calendário diferenciado.

“Retomamos o projeto ‘Cultura, Turismo e Lazer’ com o objetivo de trazer entretenimento e conhecimento das questões culturais do nosso estado do Amazonas. Além disso, estamos estimulando cognitivamente os idosos, proporcionando que saiam mais da fundação, tenham contato com novas pessoas e sintam-se com mais qualidade de vida”, disse Michele Falcão, assistente social da FDT.

O idoso Josué Santana, de 65 anos, compartilhou sua experiência durante a visita e expressou o quanto se sentiu conectado com o ambiente visitado. “Esta é minha primeira vez no Museu da Cidade de Manaus, e estou encantado com a riqueza do lugar, nossa cultura está presente em cada detalhe. Aqui se abriga a essência do nosso estado. Estou muito feliz em conhecer e acredito que todos deveriam visitar”, comentou.

Museu da Cidade de Manaus

O Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, centro histórico da cidade, é uma instituição que se dedica a contar a história e preservar a cultura do povo manauara. O edifício, que antes foi sede do governo municipal, hoje abriga exposições que retratam a vida cotidiana, identidade e cultura da região, por meio de peças arqueológicas, artigos regionais e exposições tecnológicas.

Com o objetivo de oferecer uma experiência completa aos visitantes, o museu possui oito salas temáticas que abordam diferentes aspectos da história e cultura local. Utilizando recursos interativos, como textos, sons e imagens, as exposições educativas e dinâmicas contam a trajetória da cidade de Manaus.

Fonte: FDT

Foto: Divulgação

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus mantém serviços de saúde para servidores no Manausmed

Paulo Apurina

Saúde emite boletim do cenário de Covid-19 e vacinação nesta sexta-feira

Vilhena

IMUNIZAÇÃO – População poderá buscar 83 pontos de vacinação contra a Covid-19 em Manaus a partir desta quarta-feira

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights