MANAUS

Prefeitura divulga mapa urbano de Manaus a partir de dados do Censo IBGE 2022

Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), concluiu, nesta quarta-feira, 8/5, os dados de levantamento de dez mapas por zonas da cidade, com divisão ainda da área urbana e dos setores censitários da capital.

Com os dados mapeados pela Gerência de Informação de Geoprocessamento (GIG), a zona mais populosa de Manaus é a Norte, com 650.075 pessoas, seguida da zona Leste, com 494.319 habitantes.

O trabalho é fruto da parceria entre o Implurb e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciado em março deste ano, após entrega de dados do IBGE, e cujo resultado é disponibilizado agora, após a conclusão das análises pelo Implurb com os dados do total de pessoas e domicílios investigados.

Os bairros mais populosos da capital por zona são o Jorge Teixeira, na Leste, com 133.448 moradores; Cidade Nova (124.935), na Norte; Compensa, na zona Oeste, com 73.111; Alvorada, na Centro-Oeste, com 61.696; na zona Sul, é o Japiim, com 55.652 moradores; e na zona Centro-Sul, Flores é o bairro mais populoso, com 40.588. A área urbana tem 2.042.21 habitantes, enquanto na zona rural há 1.465 pessoas, e na de transição, 2.614.

Segundo os dados apresentados, Manaus tem 738.012 domicílios; 3.210 Setores Censitários; um Distrito e nove Subdistritos. O trabalho do Implurb resultou na produção de dez mapas temáticos, incluindo os das seis zonas.

“Os dados vêm se somar a uma complexa operação do IBGE, realizada dentro do país. Os documentos vão auxiliar a prefeitura a tomar medidas mais assertivas dentro de um planejamento urbano, que visa o gerenciamento de informações, criando melhores diretrizes urbanísticas. O principal objetivo dentro de uma base territorial é organizar o conjunto de informações já referenciadas sobre todas as estruturas territoriais brasileiras. Geramos mapas dentro do arquivo, que são os mapas censitários, um projeto final com população por bairro e zonas, a divisão de áreas urbanas da cidade de Manaus. E tudo será usado para ter precisão de dados visando o crescimento da cidade”, explicou o gerente de Informação de Geoprocessamento (GIG), Luiz Augusto.

Dados

A Prefeitura de Manaus recebeu os resultados do “Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Censitários preliminares – População e Domicílios”, do IBGE, que foram divulgados em março.

Para o coordenador de base territorial da superintendência do Amazonas, Jessé Nogueira Miranda, essa publicação vai somar bastante para a sociedade. “Essa parceria engrandece tanto o trabalho do IBGE quanto o da prefeitura. Agradecemos também pelo pronto atendimento da gestão municipal. Ficamos satisfeitos de contribuir para o conhecimento da nossa realidade e o exercício da cidadania, que é a missão do IBGE”, comentou.

Setores

Os Setores Censitários são as unidades territoriais de coleta do Censo Demográfico. Com a divulgação preliminar, os resultados estarão disponíveis para os recortes político-administrativos de Distritos e Subdistritos, além de permitir explorações com maior detalhamento espacial. Nos próximos meses, o IBGE prosseguirá com os processos de apuração de resultados e de aperfeiçoamento da malha de Setores Censitários, para que os agregados por Setores Censitários definitivos sejam divulgados.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Valdo Leão/ Semcom

#censoibge2024 #implurb #pmm #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Primeira etapa de campanha contra influenza e sarampo tem início em Manaus

Jamil Maciel

Prefeitura realiza atendimento pré-seletivo em vagas de emprego ofertadas pelo Sine Manaus

Jamil Maciel

Prefeitura de Manaus disponibiliza postos do Sine Manaus para inscrição ao processo seletivo do IBGE

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights