CULTURA MANAUS POLÍTICA SAÚDE TURISMO

Prefeitura garante serviços essenciais na véspera e feriado do dia 1º de janeiro em Manaus

Prefeitura de Manaus mantém os serviços considerados essenciais à população na véspera e no feriado do Ano-Novo – Dia da Confraternização Universal, domingo e segunda-feira, 31 de dezembro e 1º de janeiro. Além disso, uma força-tarefa de servidores de secretarias municipais irá atender a demanda de serviços em pontos estratégicos da cidade durante o Réveillon 2024.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que dois postos de atendimento médico serão montados no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, e no parque Amazonino Mendes, na zona Leste, para garantir assistência ao público participante das festas de Réveillon.

A maternidade Dr. Moura Tapajóz, localizada no bairro Compensa, na zona Oeste da capital, atenderá no regime de plantão 24 horas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará normalmente para atender a população nos casos de urgência, por meio do número 192.

Os usuários que necessitarem dos serviços assistenciais da rede básica podem se dirigir à clínica de saúde da família Carmen Nicolau, na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, no bairro Lago Azul, zona Norte, que estará aberta das 8h às 18h. A unidade oferta vacinas do calendário básico, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg).

O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) funcionará das 8h às 18h. O número para contato com a unidade é o (92) 98842-8437.

Abastecimento

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) informa o funcionamento normal, no dia 31 de dezembro, de todas as feiras e mercados municipais, em 1º de janeiro, o funcionamento será até as 12h, incluindo o mercado municipal Adolpho Lisboa e as quatro feiras abastecedoras de Manaus.

As feiras municipais Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e da Banana, ambas no Centro, funcionam das 4h às 17h, em 31/12, e até as 12h, na segunda-feira, 1º/1. O mesmo horário será seguido, nos dois dias, pelas feiras do Produtor, na zona Leste, e da Panair, no bairro Educandos, zona Sul.

Já o tablado do peixe, na feira da Panair também funciona das 15 às 22h, no dia 31, e fecha no feriado do dia 1º.

Limpeza

Um total de 400 trabalhadores da limpeza irá atuar para garantir a limpeza nas principais ruas e avenidas de todas as zonas de Manaus. Os grupos de trabalho estarão divididos, principalmente, entre o Centro, complexo turístico Ponta Negra, orla do Amarelinho, parque Amazonino Mendes e avenida Itaúba, na zona Leste, devido à demanda de serviço por conta dos eventos de Réveillon 2024.

Sine  Manaus 

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) informa que o atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste de Manaus, estarão suspensos durante a segunda-feira, 1º/1, em virtude do feriado nacional de Confraternização Universal.

As atividades retornam normalmente na terça-feira, 2/1. Não é necessário fazer agendamento prévio para acessar os serviços. A população pode se dirigir a um dos postos, portando os documentos originais e o cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Galerias populares 

No domingo, 31/12, as galerias populares e o shopping Phelippe Daou funcionarão normalmente, das 8h às 18h. E na segunda-feira, 1º/1, os espaços estarão fechados.

Unidades de assistência à saúde da Semsa durante o Réveillon Manaus 2024


Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estará com suas equipes a postos em duas unidades de assistência à saúde instaladas no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, e no parque Amazonino Mendes, localizado nas zonas Norte e Leste da capital, que serão palcos das festividades do Réveillon de Manaus 2024, nos dias 30 e 31/12 e 1º/1.


A titular da Semsa, Shádia Fraxe, informa que 120 servidores estarão atuando nas bases, que ofertarão atendimentos pré-hospitalares com o apoio de quatro ambulâncias de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante a programação.


“Cada base terá uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativos, além das equipes do Samu e da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus), que estarão à disposição das pessoas que precisam de atendimento ou de remoção para unidades hospitalares”, informa a secretária.


Shádia reforça que a população precisa estar atenta aos cuidados necessários para aproveitar bem a festa. “É importante beber bastante água, consumir bebidas alcoólicas de forma moderada e se alimentar bem. São atitudes que evitam danos à saúde”, aconselha.


A gerente do Samu, Elen Assunção, informa que, no sábado, dia 30, duas ambulâncias estarão preparadas para atender as ocorrências na Ponta Negra e mais duas bases móveis estarão ofertando atendimentos pré-hospitalares no parque Amazonino Mendes.


Servidores da Visa Manaus também irão reforçar os trabalhos de vigilância sanitária, cumprindo uma agenda de inspeção nos pontos de venda de alimentos com o objetivo de verificar aspectos que envolvem o asseio e a segurança estrutural dos estabelecimentos, armazenamento, manipulação e conservação adequada de comidas e bebidas, para que os riscos à saúde dos consumidores sejam minimizados.

Texto – Divulgação Semsa/Semacc/Semulsp/Semtepi

Fotos – Arquivo Semcom

#manaus #saúde #segurança #serviçosessenciais

Postagens relacionadas

Sábado (18) ocorre o bloco carnavalesco “Caboclo Bom de Sangue” no HEMOAM para doação de sangue

Vilhena

Corpo de Bombeiros impede propagação de incêndio em residência no bairro da Raiz

Jamil Maciel

Governo do Amazonas emite nota sobre ações em Coari

Paulo Apurina
Verified by MonsterInsights