MANAUS

Prefeitura de Manaus inicia debate artístico-cultural dedicado especialmente às mulheres

Criado em alusão ao mês dedicado às mulheres, o “Arte e Cultura: de Mulher Pra Mulher”, iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), iniciou na manhã desta quinta-feira, 10/3, na sala multiuso do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), localizado no Centro, uma roda de debate sobre a importância da trajetória de cineastas amazonenses no mercado audiovisual. 

Mediado pela gestora do Centro Cultural Óscar Ramos, a historiadora e artista visual, Monik Ventilari, o debate contou com a presença da jornalista e escritora do livro “Olhar Feminino: O Norte na Direção”, Pâmela Eurídice, que venceu o edital “Conexões Culturais 2019”, da Prefeitura de Manaus; além da atriz, preparadora de elenco e bacharel em Teatro, Isabela Catão, que atuou em filmes como, “O Barco e o Rio”, “Enterrado no Quintal” e “Terra Nova”. Além de ganhar reconhecimento em festivais nacionais pelo trabalho desenvolvido, Catão está à frente da criação do Fórum do Audiovisual do Amazonas voltado para mulheres.

Durante o bate-papo, de mais de duas horas, as participantes realizaram uma análise sobre o olhar feminino no audiovisual amazonense; questões sobre identidade; representatividade; oficina de formação de cineastas; quebra de estereótipos; a necessidade de políticas públicas voltadas para o incentivo da produção executada por mulheres, além de debaterem sobre as perspectivas para o futuro do audiovisual em Manaus e no interior.

Der acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, a programação segue até o dia 18, com atividades diversas, de forma híbrida, on-line e presencial, mostrando o trabalho de grandes mulheres da cena artístico-cultural de Manaus.  

“Desenvolvemos uma programação especialmente para as mulheres, com convidadas que se destacam pela representatividade feminina dentro do setor cultural da nossa cidade. Neste primeiro debate, o público pode conhecer diversas produções dirigidas, roteirizadas e protagonizadas por mulheres”, explicou. 

Durante o debate, Pâmela Eurídice, falou sobre o livro “Olhar Feminino: O Norte na Direção”, que busca suprir um espaço na reflexão sobre o cinema amazonense. A publicação resgata ainda a forma como a mulher é vista no cinema, seu envolvimento desde os primórdios da sétima arte e como as mulheres conquistaram espaço na produção audiovisual amazonense.  

“O livro traz a trajetória das diretoras aqui do Amazonas. É uma forma de conhecer um pouco mais o trabalho delas e também sobre como as mulheres representam e se veem em tela. E debates assim são importantes porque acabam dando voz para essas mulheres e visibilidade para que a gente possa conhecê-las e também possa pensar no nosso cinema”, disse. 

A atriz Isabela Catão abordou a importância da realização de eventos como esse, que fortalece o diálogo sobre a produção cultural feminina em Manaus. 

”Este tipo de evento é muito importante, é uma oportunidade para falar e mostrar diretamente para o público sobre a nossa caminhada no cinema, além da quebra de estereótipos, e de como é fundamental mostrar as histórias do cotidiano, os desejos reprimidos ou não impressos numa tela de cinema a partir do ponto de vista feminino”, comentou. 

Catão também tratou sobre a iniciativa tomada durante o evento, de realizar, ainda neste primeiro semestre, uma oficina de formação de cineastas e uma programação para divulgação de filmes produzidos por mulheres.   

“Ao fim do evento, conversamos com o corpo técnico da Diretoria de Cultura da Manauscult e estaremos alinhando um curso e uma programação voltados para filmes produzidos por cineastas daqui da cidade, então, temos mais um produto criado a partir de um super debate. Hoje em dia, temos realmente uma ponte com a Manauscult, que ouve nossas angústias e nossos desejos”, concluiu.  

Atividades

O “Arte e Cultura: de Mulher para Mulher”, vai apresentar, de forma híbrida, o trabalho de mulheres da cena artístico-cultural da cidade, que também se destacam pela representatividade feminina. São elas: Isabela Catão; a chef de cozinha da etnia saterê-maué, Clarinda Ramos; a artista plástica Monik Ventilari; e as cantoras Márcia Siqueira, Elisa Maia, Márcia Novo e Ellen Mendonça.

As rodas de conversa abordarão a importância da trajetória de cineastas amazonenses no mercado audiovisual; a representatividade feminina nas artes visuais; a importância das mulheres na música manauense e o empreendedorismo gastronômico indígena. As atividades são limitadas a 20 pessoas presentes, por painel, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail da Diretoria de Cultura da Manauscult (cultura.manauscult@gmail.com). A programação será transmitida nas redes sociais da Fundação Municipal, Instagram (@manauscult) e Facebook (@vivamanaus). 

As atividades programadas contam com a parceria do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e do Programa Municipal de Formação Artístico Cultural (Promfac).

Programação

11/3 – Painel virtual – Artes Visuais

O quê – Debate virtual sobre a representatividade feminina nas artes visuais de Manaus.

Convidada – Elene Rebelo, pesquisadora cultural e estudante de Artes visuais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Horário – 15h às 16h

Local – Instagram

Mediadora – Monik Ventilari

14/3 – Roda de Debate – Música

Evento híbrido – 20 vagas

O quê – Roda de debates sobre a importância das mulheres na música manauense, as dificuldades e oportunidades do atual cenário local e nacional.

Mediadora – Ellen Mendonça

Convidadas – Márcia Siqueira, Elisa Maia, Márcia Novo.

Local – Centro de Arqueologia de Manaus

Horário – 16h às 17h

Transmissão pelo Facebook da Manauscult

18/3 – Painel virtual – Empreendedorismo Gastronômico indígena

O quê – Debate sobre empreendedorismo gastronômico indígena em Manaus.

Mediadora – Monik Ventilari

Convidada – Clarinda Ramos, chef da etnia saterê-maué do Biatüwi, pedagoga, mestre em antropologia social, chef de cozinha e co-fundadora da casa de comida indígena Biatüwi, em Manaus.

Local – Instagram

Horário – 15h às 16h

— — — 

Texto – Keize Pedrosa/Manauscult

Fotos – Fábio Simões/Manauscult

Postagens relacionadas

2º Festival Literário de Manaus promove diálogo com escritores manauaras e convidados

Jamil Maciel

Concurso Público: Câmara Municipal de Manaus divulga novas datas para inscrição e realização de provas para disputa de 83 vagas

Paulo Apurina

Ações de ordenamento no trânsito são realizadas pela Prefeitura de Manaus no primeiro dia útil do ano

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights