OPORTUNIDADE

Prefeitura investe em ações e programas que contribuem com a geração de emprego e renda em Manaus

Por intermédio de ações em várias frentes, a Prefeitura de Manaus vem fomentando o emprego e a geração de renda na capital. Mais de 18 mil vagas foram disponibilizadas pelo Sine Manaus ao longo da gestão, das quais 14 mil foram preenchidas pelos trabalhadores, além de mais de 13 mil empreendedores beneficiados com auxílios e programas e mais de 35 mil empregos fomentados na construção civil com os 3,6 milhões de m2 de área licenciada.

“É muito bom ser prefeito de uma cidade e poder fazer política pública para o barbeiro, pelo Empreende Mais. É fazer política pública para o churrasqueiro, para o mototaxista e para o taxista. É tirar o cidadão, que estava há 30 anos numa borracharia com aquela espátula, e dar a ele, pelo Empreende Manaus, uma máquina pneumática e melhorar a sua qualidade de vida. Essa é a diferença da nossa gestão, fazendo políticas públicas para que as pessoas tenham mais oportunidades”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida, na manhã desta terça, 6/2, na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) tem priorizado, dentre as várias ações, inserir os trabalhadores no mercado de trabalho. Quem não pode ir à sede do Sine Manaus, localizado na avenida Constantino Nery, também teve a oportunidade de se cadastrar e ser encaminhado ao mercado de trabalho com as ações itinerantes do Sine nos Bairros. Somente em 2023, o Sine Manaus realizou o processo seletivo para mais de 600 empresas.

Os empreendedores manauaras também tiveram seus negócios impulsionados com as ações da Semtepi. O programa Empreende Manaus beneficiou 782 empreendedores com máquinas para costureiros e alfaiates no ano passado. Além disso, pelo Empreende Rural, foram doadas 40 mil mudas de pitaya aos produtores, como ainda 20 barcos de sete metros e 60 motores 5,5 HP às comunidades localizadas em vias fluviais; benefício também aos trabalhadores do transporte alternativo, com o “Kit Pneus”; e a 1,8 mil microempreendedores das galerias populares, que receberam “Auxílio Permissionário”, durante a reforma desses espaços.

Fomento à empregabilidade

Na construção civil, mais de 35 mil empregos foram gerados a partir dos serviços executados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Nesses três anos, 3,6 milhões de metros quadrados de área foram licenciadas para construção, um dos segmentos econômicos que mais empregam. Essa marca recorde foi possível com desburocratização, com a redução de prazos para atendermos de forma mais célere quem quer empreender, quem precisa construir e realizar negócios.

De acordo com o prefeito, é um intenso trabalho para transformar Manaus numa das dez melhores cidades para atrair negócios.
Dentre as metas nessas áreas, destacam-se lançamento do edital Mais Inovação 2024, entrega de mais itens e ferramentas aos empreendedores rurais, impulsionamento de negócios com a Aceleradora de MEIs, implementação de Auxílio Permissionário para galerias e shopping popular, novas doações de kits pneus aos empreendedores e a realização da feira de maior promoção do Polo Digital de Manaus.

Fonte: Semcom

Foto: Divulgação

#𝙞𝙣𝙫𝙚𝙨𝙩𝙞𝙢𝙚𝙣𝙩𝙤𝙨 #𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙜𝙤 #𝙢𝙖𝙣𝙖𝙪𝙨 #𝙖𝙢𝙖𝙯𝙤𝙣𝙖𝙨

Postagens relacionadas

Sine Manaus oferta 167 vagas de emprego nesta quinta-feira, 18/5

Jamil Maciel

OPORTUNIDADE – Sine Manaus oferta 246 vagas de emprego nesta quarta-feira, 26/10

Paulo Apurina

Sine Amazonas divulga 220 vagas de emprego para esta quarta-Feira

Jamil Maciel
Verified by MonsterInsights