EDUCAÇÃO MANAUS

Prefeitura lança campanha ‘Faça Bonito’ para prevenir violência sexual contra crianças e adolescentes

Visando aumentar a conscientização e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, nesta quinta-feira, 9/5, à campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual”. O evento de abertura aconteceu na escola municipal São Luiz, na rua Nova Esperança, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona norte da cidade.

A campanha inclui uma série de ações educativas ao longo do ano letivo, buscando envolver estudantes, professores e toda a comunidade escolar para promover um ambiente seguro e proteger os direitos das crianças e adolescentes.

09.05.24 Faça Bonito - Eliton Santos

A Semed trabalha a prevenção em todas as unidades de ensino, desde creches, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), até o ensino fundamental, com atividades adaptadas para cada faixa etária. Os professores são orientados a ensinar os alunos sobre a importância de identificar comportamentos inadequados e distinguir carinho e assédio, além de incentivá-los a procurar ajuda sempre que necessário.

Durante o evento de lançamento da campanha, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra educativa sobre prevenção e conscientização, conduzida pelos coordenadores, educadores e especialistas em proteção infantil. Além disso, os alunos realizaram apresentações que destacaram a importância de combater a violência sexual e promover um ambiente seguro para crianças e adolescentes.

A dona de casa Aline Cristina Rodrigues, mãe da presidente do grêmio estudantil Adria Kevelly, de 8 anos, ressaltou a importância do projeto na escola, explicando como ele ajuda a conscientizar crianças e a comunidade sobre o abuso e exploração.

“Esse projeto é muito importante, porque ele ajuda a mostrar para as crianças o perigo que elas podem estar correndo e ensinar o que é certo, e muitas crianças vão entender melhor o que é abuso e vão começar e se conscientizar. Elas também podem passar essa informação para as amigas, trazendo mais conhecimento para a comunidade”, disse a mãe da aluna.

Matheus Rangel, oficial de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), destacou a importância do esforço conjunto para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Ele elogiou a parceria entre a Prefeitura de Manaus, o Unicef e outras Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ressaltando a necessidade de abordar questões de desigualdade e promoção de direitos em regiões historicamente marginalizadas.

“Agradecemos o empenho que a Prefeitura de Manaus demonstrou ao aceitar o desafio do Unicef para construir um programa com o foco em reduzir desigualdades e promover direitos para crianças e adolescentes em áreas que geralmente não recebem a atenção que merecem. É um prazer ver o resultado do trabalho que estamos fazendo juntos, especialmente com a campanha ‘Faça Bonito’, que visa conscientizar e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Essa mobilização acontece todos os anos, embora a campanha tenha destaque especial no mês de maio, e o trabalho de prevenção ocorre ao longo de todo o ano letivo”, afirmou Rangel.

O evento é coordenado pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), sob a supervisão de Eliana Hayden, responsável pela ação. Ela destaca a importância de campanhas como a “Faça Bonito”, que já acontece na Semed há 17 anos, e que de fato a preocupação com a proteção de crianças e adolescentes já existe há mais de 20 anos.

“Como temos o maior número de crianças por faixa etária em nossas escolas, é crucial que estejamos continuamente chamando a atenção das famílias, dos professores e dos alunos para a questão da proteção”, comentou.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed

#semed #pmm #manaus #amazonas

Postagens relacionadas

Prefeitura de Manaus divulga aviso de licitação sobre obra da nova sede da Semmas

Vilhena

Prefeitura de Manaus publica resultado preliminar do PSS da Semed

Jamil Maciel

Prefeito de Manaus assina 249 progressões de profissionais da Semed

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights