AMAZONAS MANAUS MEIO AMBIENTE POLÍTICA

Prefeitura lança campanha ‘Manaus Sem Fumaça’ na abertura do ‘Junho Verde’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realizou nesta segunda-feira, 3 de junho, a abertura do ‘Junho Verde’, com o lançamento da campanha ‘Manaus Sem Fumaça’.

O lançamento da campanha, que integra um conjunto de ações ambientais que a Prefeitura de Manaus intensifica a partir desta segunda-feira, ocorreu no Centro Cultural Mainuma, no Parque das Tribos, zona Oeste de Manaus e contou com plantio e distribuição de mudas, além da implantação de um canteiro medicinal no local.

O diretor administrativo da Semmasclima, Itamar Mar, explicou que o “Junho Verde” é um mês dedicado à preservação do meio ambiente, com a prefeitura estabelecendo um marco para intensificar as ações no combate às fumaças na capital, que neste ano iniciou no Parque das Tribos.

“Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Prefeitura de Manaus intensifica as ações por meio das campanhas de combate às queimadas urbanas e lança o ‘Junho Verde’, que é um marco da Semmasclima, com divulgação das campanhas e intensificação do trabalho de preservação do meio ambiente. As queimadas urbanas são danosas à saúde da população e o nosso objetivo é conscientizar as comunidades sobre essa questão”, enfatizou.

Durante a campanha ‘Manaus Sem Fumaça’, a Semmasclima intensifica as ações de sensibilização nos bairros, com distribuição de mudas de plantas, realização de palestras em escolas e blitz em locais de grande movimentação. Em 2023, a campanha sensibilizou aproximadamente 16 mil pessoas, por meio das ações educativas. A meta para este ano é aumentar o número de pessoas sensibilizadas no combate às queimadas urbanas.

A líder da comunidade, cacica Lutana Kokama, afirmou que receber as ações e falar sobre o combate às queimadas é muito importante para comunidade. “A gente participa todo ano do Junho Verde, pra incentivar as comunidades indígenas a não desmatar e sim reflorestar a nossa Amazônia. A população precisa ser mais educada, não jogar lixo nas ruas, porque isso prejudica a nossa saúde e o meio ambiente. Precisamos ser mais educados para as futuras gerações”, enfatizou.

Antônio Menezes, que mora há 12 anos no Parque das Tribos, afirmou que a população tem obrigação de preservar o meio ambiente, para cuidar da nossa saúde e também das gerações futuras. “A gente precisa cuidar do meio ambiente, como se ele fosse a nossa casa. Se tem sujeira nas ruas, nas matas e nas nascentes, ela vai prejudicar também a nossa saúde. Temos a obrigação de cuidar do planeta que Deus nos entregou em nossas mãos”, afirmou.

Manaus não possui números expressivos de ocorrências de queimadas, mas a prefeitura segue a programação da campanha para reduzir cada vez mais os índices e conscientizar a população. A prática de queimadas é crime ambiental e pode resultar em multa que varia de R$ 1,3 mil a R$ 13,9 mil.

Denúncias de queimadas urbanas

A população pode acionar a Semmasclima para denunciar focos de queimadas, por meio do contato (92) 98842-2161 ou pelo e-mail defis.semmas@gmail.com. É importante enviar fotos ou vídeos da ocorrência. Para combate de incêndios, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado por meio do número 193.

3ª Mostra Sustentável Manaus Verde

A programação do Junho Verde, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), continua com a realização da 3ª Mostra Sustentável Manaus Verde, entre os dias 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping, com diversas palestras e exposições.

O evento é gratuito e aberto à população. Para participar, basta inscrever-se por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/3-mostra-sustentavel-manaus-verde/2441391?share_id=copiarlink.

— — —

Texto – Geraldo Farias / Semcom e Taianna Castro / Semmasclima

Fotos – João Viana / Semcom

#manaussemfumaça #semmas #pmm #manausamazonas

Postagens relacionadas

Dezembro Vermelho: Saúde lança programação de prevenção e combate ao HIV/Aids no Amazonas

Paulo Apurina

Governo do Amazonas envia para a Aleam PL que garante concessão de Regime Complementar a secretários escolares e coordenadores regionais e distritais

Vilhena

Prefeito realiza entrega de novo complexo esportivo ‘Arena Valzão’, na zona Norte

Paulo Apurina
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights