SAÚDE

Prevenção da raiva: Captura de morcegos é realizada em municípios do interior do Amazonas

No último quadrimestre de 2023, quatro municípios receberam visitas dos técnicos da FVS-RCP

Fortalecendo ações de prevenção contra a raiva em municípios do interior do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou capturas de morcegos em mais quatro municípios do Amazonas no último quadrimestre de 2023. A atividade ocorreu por meio da Gerência de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da Fundação.

A captura ocorre em comunidades ribeirinhas e indígenas, onde há registro de agressões por morcegos hematófagos, tanto em humanos como em animais – como cães, além de bovinos e equinos. O objetivo das equipes nos municípios é realizar a captura do maior número dos mamíferos nessas áreas onde foram registrados os casos de agressões de morcegos a animais.

Entre os meses de junho e setembro de 2023, os quatro municípios do Amazonas que receberam a visita dos técnicos foram: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Coari e Presidente Figueiredo. Está prevista, para o mês de outubro, uma visita ao município de Maraã (a 634 quilômetros de Manaus). Não houve registro de casos de raiva humana nessas cidades. Em caso de diagnóstico positivo, a FVS-RCP destaca que é de extrema importância a vacinação da população de cães e gatos.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que o controle de morcegos hematófagos desempenha papel crucial na prevenção da raiva humana. “Ao implementar medidas de controle, como a captura e monitoramento desses morcegos, é possível reduzir significativamente o risco de transmissão da raiva para seres humanos”, disse.

O gerente de zoonoses no DVA na FVS-RCP, Deugles Cardoso, destacou que essas visitas técnicas possibilitam o controle na ocorrência dos casos de raiva relacionados a ataques por morcegos hematófagos e, dessa forma, identificar possíveis casos para ações fortalecidas de prevenção.

“Esse contato local dos técnicos responsáveis em cada município é de extrema importância para o controle fundamental, que implica na diminuição da probabilidade de ataques a humanos e consequentemente a transmissão da raiva”, enfatiza Deugles.

Morcegos hematófagos

A espécie de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus) se diferencia de outras por se alimentarem de sangue, podendo espoliar (se alimentar de sangue) tanto animais, quanto humanos, o que gera o risco de transmissão do vírus da raiva por meio da saliva.

Fonte: FVS

Foto: Leticia Araújo

Postagens relacionadas

Detran-AM: Prazo para realização do exame toxicológico é prorrogado

Jamil Maciel

Dia ‘D’ da campanha de Multivacinação movimentou unidades de saúde da prefeitura neste sábado

Paulo Apurina

Prefeitura de Manaus apresenta tecnologia do Telessaúde no Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Vilhena
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights