SAÚDE

Prevenção de câncer do colo de útero é foco das atividades da Prefeitura de Manaus no ‘Março Lilás’

A Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta quarta-feira, 6/3, na Unidade de Saúde da Família (USF) Benedito Batista de Almeida, na zona Sul, a abertura oficial do “Março Lilás”, visando sensibilizar a população para a prevenção e o enfrentamento do câncer do colo do útero. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a campanha teve início no dia 1º/3, com ações de educação em saúde e intensificação na oferta de serviços de prevenção e rastreio em todas as unidades da rede básica.

Como parte da campanha, as unidades da Semsa vêm intensificando a oferta da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e da coleta do exame citopatológico, ou preventivo, bem como a busca ativa nas comunidades. A agenda inclui também palestras, rodas de conversa e outras ações de educação em saúde em toda a rede básica, além do “Dia D”, a ser realizado aos sábados, nas Unidades de Saúde na Hora e Unidades Móveis de Saúde da Mulher.

A gerente de Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Rombaldi, presente na abertura, assinalou que as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo uterino ocorrem durante todo o ano na rede básica de saúde, com a oferta do exame preventivo e da vacinação contra o HPV, sendo reforçadas durante o “Março Lilás” a fim de estimular a atenção e o cuidado entre a população feminina.

“O câncer uterino é o tipo mais frequente entre mulheres em Manaus, e isso deve ser lembrado o ano inteiro. Chamamos a atenção dessas mulheres para que se cuidem, façam o exame preventivo na unidade básica, queremos que este seja para elas um mês de acolhimento e cuidado”, reforçou.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, ressaltou a importância da sensibilização das famílias para o estímulo à prevenção e promoção da saúde da mulher.

“As mulheres sempre vão à unidade de saúde para levar crianças ou familiares, mas deixam de cuidar delas mesmas. Por isso, é importante chamar a atenção da população como um todo, inclusive os pais, para que busquem vacinar meninos e meninas contra o HPV”, apontou.

Lúcia assinalou que a atual gestão municipal de saúde vem investindo para ampliar e aprimorar a prevenção e rastreio na rede básica. Aí se inclui a implementação da coleta do exame preventivo em meio líquido, atualmente disponível em 37 unidades da rede básica, e as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, que levam serviços da atenção básica a usuárias das zonas Norte, Leste e Oeste, com foco no pré-natal e no rastreio do câncer do câncer do colo de útero e de mama.

“Temos um leque de opções para assegurar o acesso das mulheres à prevenção e rastreio do câncer do colo do útero. Buscamos também difundir a oferta desses serviços na rede básica, durante o ‘Março Lilás’, de modo a alcançar cada vez mais o público feminino”, aponta.

Com o “Março Lilás”, a Semsa espera ampliar em pelo menos 10% a realização do exame preventivo entre mulheres de 25 a 64 anos, faixa etária prioritária para o rastreio. No ano passado, durante o mês da campanha, a rede básica contabilizou quase 13 mil exames realizados.

Programação

Como parte da programação do “Março Lilás”, as unidades da rede básica também estão intensificando a oferta da vacina HPV quadrivalente, para a imunização de meninas e meninos de 9 a 14 anos contra o papilomavírus humano (HPV), e da coleta do exame citopatológico, ou preventivo, indicado para mulheres de 25 a 64 anos. Nas comunidades, vem sendo reforçada a busca ativa de usuárias elegíveis para rastreio ou em falta no acompanhamento.

As equipes da atenção básica vêm atuando para informar e orientar usuárias e usuários nas unidades de saúde sobre a prevenção do câncer do colo do útero, com palestras, rodas de conversa, distribuição de material impresso, entre outras ações de educação em saúde.

A programação inclui ainda o “Dia D do Março Lilás”, a ser realizado aos sábados, nas Unidades de Saúde na Hora e Unidades Móveis de Saúde da Mulher, em diferentes Distritos de Saúde (Disas) da Semsa a cada semana. A ação começa no dia 9/3, no Disa Leste, abrangendo as USFs Alfredo Campos, no bairro Zumbi dos Palmares, e Amazonas Palhano, no São José Operário, além da Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Leste. No dia 16, será a vez das unidade do Disa Norte, e no dia 23, dos Disas Oeste e Sul.

As equipes da Semsa também mobilizam o público em panfletagem no dia 14, na Bola do Eldorado, na zona Centro-Sul, em parceria com graduandos de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). No dia 20, acontece um apitaço na Feira do Produtor, na zona Norte, em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade do Estado do Amazonas (Laism/UEA).

A Semsa realiza ainda, no dia 13, uma webconferência com o tema “Coleta em meio líquido: Inovação no rastreio do câncer do colo do útero na rede municipal”. A atividade on-line é voltada a profissionais da rede básica de saúde, dentro do projeto “Diálogos na Atenção Primária à Saúde”, da secretaria.

Prevenção e rastreio

O câncer do colo do útero, também chamado cervical, é o tumor maligno de maior incidência entre a população feminina em Manaus, e o terceiro no Brasil. Para o ano de 2023, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou 420 casos novos no município.

O papilomavírus humano (HPV) é o principal agente causador do tumor maligno. O rastreio é feito por meio do exame citopatológico, ou preventivo, capaz de detectar os estágios pré-cancerosos da doença, que pode levar até 10 anos para se manifestar após a infecção pelo vírus.

O exame preventivo é indicado para mulheres na faixa de 25 a 64 anos, de forma prioritária, devendo ser realizado a cada três anos, após dois resultados negativos em anos consecutivos.

O câncer do colo uterino é amplamente prevenível, tendo grandes chances de cura quando diagnosticado de forma precoce e tratado adequadamente.

Fonte: Semsa

Foto: Phil Limma

Postagens relacionadas

Terminal de Integração 5 e micro-ônibus alternativos recebem serviços de sanitização

Jamil Maciel

Agência sanitária inglesa destaca propagação da varíola dos macacos

Paulo Apurina

Testes mostram que atual vacina da gripe protege contra H3N2 Darwin

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights