AMAZONAS CULTURA

Primeiro sábado de reabertura da Ponta Negra tem movimento tranquilo e atendimento às normas

O retorno do funcionamento da praia perene do complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste, neste sábado, 2/10, foi de atendimento às regras pela população e sem registro de alteração pelo corpo de segurança da Prefeitura de Manaus.  Este foi o primeiro sábado que o balneário foi aberto em um dia de fim de semana, desde setembro de 2020, na segunda fase de interdição em razão da pandemia da Covid-19.  Em razão das medidas de proteção contra a Covid-19, a praia e o acesso ao banho seguem interditados aos domingos, feriados e pontos facultativos.

Nos dias úteis, a liberação de uso da praia entrou em vigor por meio do decreto do prefeito David Almeida, nº 5.076, a partir do dia 3 de maio de 2021.

“Com a descida do rio, deixando a área de praia perene mais extensa, a abertura ao sábado teve o atendimento às regras, com a população indo ao espaço para se divertir com segurança e levando a carteira de vacinação”, disse o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.

A comissão que coordena o complexo turístico montou estrutura para receber os frequentadores, reforçando a necessidade dos cuidados básicos para a prevenção na pandemia, como uso de máscara e o distanciamento social, além da vacinação e dos reforços da prefeitura para garantir o máximo de imunização à população.

Antes da liberação deste sábado, a praia perene recebeu serviços de manutenção, para correção de erosão provocada pelas fortes chuvas e movimentação das águas do rio Negro durante vazante e cheia, assim como o nivelamento da areia na área do balneário.

Vacinação

Nos pontos de acesso à praia, equipes da prefeitura orientaram os usuários para que apresentassem a carteira de vacinação, podendo ser a versão digital, por meio do aplicativo ConectSUS com as informações de imunização, que pode ser obtido pela internet. A apresentação será solicitada para melhor controle e com o objetivo de proteger as pessoas que se vacinaram.

Em abril deste ano, o prefeito ampliou o espaço destinado à prática de exercícios físicos individuais e caminhadas no complexo turístico Ponta Negra com a abertura de uma faixa liberada aos domingos.

A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.

Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto do balneário.

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Pandemia

Mesmo com a flexibilização, a Prefeitura de Manaus ressalta a importância de proteção individual, com o uso de máscara, limpeza das mãos com lavagem e uso de álcool em gel, além da manutenção do distanciamento mínimo.

A praia perene foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012. Desde 2011, ela não desaparece mais sob as águas do Negro, durante a cheia dos rios. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como as de Copacabana, no Rio de Janeiro, e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.

— — — 

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Altemar Alcântara e Elton Viana / Semcom

Postagens relacionadas

Há 60 anos era erguido o Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria

Paulo Apurina

Projeto de lei de Roberto Cidade reconhece Paróquia N. Sra. das Dores, de Manicoré, como patrimônio histórico do Amazonas

Paulo Apurina

Amazonas sedia 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

Jamil Maciel
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Verified by MonsterInsights